O Sebrae Alagoas lançou, nesta segunda-feira (04), a 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). A iniciativa reconhece, valoriza e difunde ações inovadoras protagonizadas por prefeitos e prefeitas, voltadas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial. O evento de lançamento foi realizado na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e reuniu gestores públicos de diversas regiões do estado. Nesta edição, o prêmio contempla nove categorias: Simplificação; Empreendedorismo na Escola; Empreendedorismo Rural; Inclusão Produtiva; Compras Governamentais; Sala do Empreendedor; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Turismo e Identidade Territorial; e Gestão Inovadora.
Durante o lançamento, o superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva, destacou a relevância da articulação entre as instituições públicas para promover inovação, sustentabilidade e desenvolvimento nos 102 municípios alagoanos. “Mais do que um prêmio, o Prefeitura Empreendedora é uma ferramenta de transformação. Ele não só reconhece, mas inspira outras cidades a seguirem o mesmo caminho, somando políticas públicas e parcerias que impactam positivamente a vida das pessoas de todo o estado”, ressaltou.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, compartilhou sua vivência como ex-prefeita e vencedora do prêmio por duas vezes. “Fazer gestão não é fácil. Durante meu tempo como prefeita aprendi muito com o Sebrae. Eu costumava dizer que era a prefeita Sebrae. Para o gestor, o prêmio não é só a satisfação de ganhar, mas de ver o seu trabalho reconhecido. Por isso, reforço: se inscrevam, disputem. É uma disputa saudável, que inspira outros gestores e transforma realidades”, afirmou.
Para o presidente da AMA e prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, o impacto do PSPE vai além do reconhecimento. “O que está por trás de cada prêmio é justamente o impacto que ele deixa na nossa comunidade. Esses prêmios incentivam boas práticas e valorizam a criatividade, mostrando como o empreendedorismo pode transformar realidades e melhorar a qualidade de vida da população”, declarou.

Também estiveram presentes no evento o vice-presidente da AMA, Jorge Dantas; a deputada estadual Fátima Canuto; e o secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares.
Desde a criação do prêmio, em 2001, mais de 13 mil projetos já foram inscritos em todo o país, com 1.614 vencedores regionais e 116 nacionais. Na última edição, Alagoas contou com 33 projetos inscritos, sendo 19 finalistas e 10 vencedores, entre eles os municípios de São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Atalaia, Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Pilar, Penedo, Coruripe, São José da Tapera e Piranhas.
As prefeituras interessadas em participar da 13ª edição do PSPE devem apresentar projetos com evidências realizadas entre 12 de junho de 2024 e 28 de novembro de 2025. A premiação da etapa estadual está prevista para 23 de abril de 2026, enquanto a nacional será realizada no final de maio, reconhecendo os três primeiros colocados de cada categoria.
“Por meio do PSPE, os municípios têm a oportunidade de inscrever projetos que promovem o desenvolvimento local e que podem ser reconhecidos pelo impacto do trabalho realizado”, concluiu Tatiana Eigler, analista do Sebrae Alagoas.
As inscrições para o Prêmio estarão abertas de 06 de agosto de 2024 a 21 de janeiro de 2026, e as incrições podem ser feitas pelo site: https://prefeituraempreendedora.sebrae.com.br