O governador Paulo Dantas (MDB) anunciou, na manhã desta segunda-feira (4), que a lista de selecionados para o programa CNH do Trabalhador já está disponível no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL). A iniciativa vai garantir a emissão gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para mais de 3 mil alagoanos.
Segundo o Detran, durante o período de sete dias, mais de 103 mil pessoas se inscreveram no programa para realizar o sonho de tirar a primeira CNH. Agora, os candidatos podem consultar o resultado acessando o site do Detran. Quem estiver entre os selecionados deve realizar a pré-matrícula até o dia 13 de agosto, conforme orientações disponíveis na plataforma.

Sobre o programa
A primeira edição do programa CNH do Trabalhador disponibiliza 3.505 vagas para formação de condutores nas categorias A (moto) ou B (carro). A seleção seguiu os critérios estabelecidos pelo Decreto Estadual nº 102.831 e pela portaria do Detran.
O processo foi dividido em três fases. A etapa de inscrições aconteceu entre os dias 1º e 31 de julho, de forma totalmente online. Os candidatos precisavam atender aos seguintes requisitos: ter 18 anos ou mais; estar inscrito no CadÚnico Alagoas até 31/12/2024; possuir ensino fundamental completo; ter domicílio em Alagoas e apresentar CPF e documento oficial com foto.
Além disso, os aprovados serão divididos em dois grupos para a abertura do serviço de 1ª habilitação:
Grupo 1: de 8 de agosto a 6 de novembro
Grupo 2: de 8 de setembro a 7 de dezembro
Após a abertura do serviço, o candidato deverá comparecer à clínica indicada no comprovante emitido pelo Detran para realizar os exames de aptidão física, mental e psicológico. Sendo aprovado, ele deverá iniciar o curso teórico em um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado.
O processo completo deve ser finalizado em até 12 meses. Em caso de falta ou reprovação nos exames teórico ou prático, o candidato deverá arcar com os custos para novo agendamento.