Lançado nesta segunda-feira para os municípios alagoanos, o prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, quer ter um número recorde de inscritos nas categorias apresentadas. Na última edição, Alagoas contou com a participação de 15 municípios, que inscreveram 30 projetos. Desse total, 10 projetos foram vencedores na etapa estadual e avançaram para concorrer na etapa nacional, representando o estado com excelência e inovação na gestão pública.
“A AMA, que é parceira do Sebrae de primeira hora, vai estimular prefeitas e prefeitos a concorrer e mostrar ao Brasil que esta é uma terra de gestores comprometidos com o desenvolvimento econômico e o estímulo ao crescimento dos pequenos negócios que movem as cidades”, disse o presidente Marcelo Beltrão.
Criado em 2001, com o nome de Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, é um instrumento que visa firmar o tema do desenvolvimento econômico e dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública, com a identificação, avaliação, valorização e disseminação de iniciativas realizadas nos municípios brasileiros e que geraram impacto positivo para o empreendedorismo local. “O Prêmio consagrou-se como um programa estratégico para a articulação de políticas públicas, em prol da melhoria do ambiente empreendedor nos municípios brasileiros,” disse o superintendente Domício Silva, que participou do lançamento acompanhado da diretora Juliana Almeida.
A deputada estadual Fátima Canuto, que participou do evento, destacou a AMA como uma Instituição que tem sido parceira de grandes projetos para as cidades. Citou o prêmio do Sebrae como “estimulante” e “transformador” não apenas para os concorrentes ou ganhadores, mas para toda a cadeia envolvida com o processo.

Alagoas tem avançado na busca de um ambiente mais favorável à implementação de políticas públicas diferenciadas para as MPE. Num primeiro momento, ter os 102 municípios com a Lei Geral Municipal devidamente regulamentada foi a principal bandeira. O segundo passo foi “tirar a lei do papel”, implementando seus benefícios. Atualmente, em 91 dos dos 102 munícipios as pequenas empresas já podem usufruir de tratamento diferenciado e simplificado, quando o assunto é abertura de empresas, compras governamentais, tributos, crédito, e educação empreendedora.
“A intenção é dar sustentabilidade ao processo de implementação iniciado, melhorando a governança e a instrumentalização dos municípios para consolidar as políticas de desenvolvimento baseadas nos pequenos negócios”, disse a prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa que venceu uma das categorias da etapa estadual na última edição do PSPE.
A XIII edição do prêmio que passou a se chamar Prefeitura Empreendedora, vai contar com nove categorias: simplificação, empreendedorismo na escola, empreendedorismo rural, inclusão socioprodutiva, compras governamentais, sala do empreendedor, sustentabilidade e meio ambiente, turismo e identidade territorial e gestão inovadora. O município pode inscrever até dois projetos diferentes e em categorias diferentes. Na edição 2025/2026 deve se observar melhores práticas e experiências com resultados alcançados e comprovados entre 12 de junho de 2024 até 28 de novembro de 2025.
As inscrições começam dia 06 de agosto e terminam dia 21 de janeiro de 2026. A premiação da etapa estadual está marcada para 23 de abril e a nacional para o final de maio. Na página oficial do prêmio estão todas as informações. https://prefeituraempreendedora.sebrae.com.br/