Após uma longa jornada  de quase 3 mil quilômetros iniciada no último domingo (27), o Rally dos Sertões está em seu penúltimo destino, na cidade alagoana de Delmiro Gouveia, alto sertão. A maior competição off-road das Américas vai ser encerrada, pela primeira vez, em um município alagoano, neste domingo, 3 de agosto.

A cidade de Delmiro Gouveia hospeda uma peça muito importante da competição: a Vila Sertões, espaço onde há descanso, exposição, conserto, limpeza e contagem de pontos do Rally. A estrutura tem uma movimentação diária de 2.500 pessoas. Para ser ter  ideia, é maior do que 300 cidades brasileiras, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

A Vila Sertões funciona como uma cidade móvel: é onde estão concentradas áreas de convivência, alimentação, descanso e manutenção dos veículos. Além de Delmiro Gouveia, este ano outras cidades também receberam o espaço: Goiânia (GO), Unaí (MG), Januária (MG), Bom Jesus da Lapa (BA), Xique-Xique (BA) e Petrolina (PE).

 


 

 

Atração turística: morador de Delmiro se encanta com esporte

Um esporte radical pouco divulgado, mas muito conhecido pelo Erickson Ferreira, morador da cidade.  “Eu trabalho na prefeitura de Delmiro e quando fiquei sabendo que o Rally ia ser aqui, fiquei contando os dias. Eu já gostava muito, mas achei que não ia ter a chance de conhecer. Está sendo muito bacana ver como os carros chegam, depois de tantos quilômetros percorridos”.

Erickson trouxe  seu filho Heitor, de 12 anos, para conhecer um pouco sobre a competição..Com os olhos bem abertos, Heitor observa as motos com muita atenção. Para o adolescente, aquelas motos que ele assistia no YouTube são mais bonitas ao vivo.

 


 

“Eu já achava legal, via na internet sobre e achava legal como eles andam na areia. Muito legal poder ver de perto, parece brinquedo, né ? Eu adorei demais vir para cá”, comentou.

A Vila Sertões será aberta ao público, sempre das 10h às 21h, oferecendo uma oportunidade para os moradores vivenciarem os bastidores da competição.

 

Irmãos na estrada compartilham experiências no Rally

Os irmãos André e Otávio estão juntos há pelo menos três competições e compartilharam a experiência desta etapa da ‘semifinal’ do Rally. ambos fazem parte da equipe RZV Racing. Eles competem na categoria Veículos Utilitários Esportivos (UTV).

 

André já participou da competição de moto, mas hoje corre na categoria UTV, pois considera mais seguro. “Já é minha sexta vez participando da corrida, então não tem nada de muito novo nesta edição, para mim. No geral, este ano estou achando mais desafiador, pois temos vários terrenos, agora de Petrolina para cá tinha muita pedra e areia, mas vamos chegar na região litorânea, então vamos se deparar com outros cenários”.

Otávio seguiu a dica do irmão e pela primeira vez estão competindo e conhecendo Alagoas. “A gente percebe quando tá chegando no Nordeste pela diferença do clima e também pela estrada. Já estamos percebendo uma mudança. Mas no geral estamos ansiosos para a próxima etapa. Disseram que a Praia do Francês é linda, queremos ver”, destaca Otávio.

 

Alagoas  está no Rally! “É especial demais”, diz competidor

O participante Joselito Júnior, integrante da equipe Cotton Racing, chegou à Vila dos Sertões  duplamente  feliz e otimista: além de ter superado os desafios de mais um dia de competição, finalmente chegou a suas terras.

“A terra aqui é maravilhosa e poder participar desse evento, chegar de carro com tranquilidade, num nível tão alto de competição como o Rally proporciona, é realmente uma felicidade enorme. Estar aqui, na nossa terra, é especial demais. Foi uma emoção atravessar a divisão e ver o nosso estado, sentir que estamos em casa. Agora estamos concluindo o Rally, tudo correu bem, está tudo em paz, e ainda temos essa festa linda, que traz muita visibilidade para a nossa região e movimenta a economia local”, destaca Joselito.

 

 

Ao ser questionado sobre a expectativa para a reta final, Joselito diz que são etapas decisivas. “A categoria de UTVs, que é a  nossa categoria, é uma das mais competitivas do Rally. Estamos na disputa entre os UTVs, tentando garantir um lugar entre os 10 melhores, numa categoria que tem cerca de 80 inscritos. Estamos um pouco atrás na classificação, mas ainda temos dois dias pela frente. Vamos acelerar para tentar conquistar esse pódio em casa, que é o nosso grande objetivo”, torce.

 

Itinerário

Neste sábado, os competidores seguem rumo a mais uma etapa. A largada oficial foi dada as 7h da manhã para a categoria moto, seguido pelos carros e pelas UTVs. Serão 337 km de Delmiro Gouveia até a cidade de Marechal Deodoro.

No domingo, haverá a última etapa da competição, com 248 km e também a divulgação dos vencedores.

 

 

*Com Agência Alagoas