A Polícia Civil de Alagoas deflagrou, nesta quinta-feira (1), a Operação Shamar, voltada à prevenção e ao combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. A ação integra a programação do Alagoas Lilás, campanha estadual de conscientização sobre a importância do enfrentamento à violência doméstica.

Até o momento, mais de 20 mandados de prisão foram cumpridos nas cidades de Maceió, Arapiraca, Penedo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, todos contra suspeitos de crimes previstos na Lei Maria da Penha. Ao todo, 32 mandados de prisão estão sendo expedidos em diversas regiões do estado.

 

 

Sob a liderança do delegado-geral Gustavo Xavier e coordenação da delegada Ana Luiza Nogueira, responsável pelas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs), a operação conta com o apoio de diversas unidades especializadas, como:

  • Coordenadoria de Recursos Especiais (Core)
  • Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco)
  • Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit)
  • Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle)
  • Serviço Aeropolicial (Saer)
  • Delegacia de Crimes Contra Crianças e Adolescentes da Capital (DCCCA)
  • Demais Delegacias Especializadas, Distritais e a Operação Aérea da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL)
  • Diretoria de Inteligência Policial (DINPOL)

Os alvos da operação respondem por crimes como feminicídio, estupro, ameaça, lesão corporal, violência psicológica e estupro de vulnerável, entre outros.

 

 

A Operação Shamar é uma mobilização nacional promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de intensificar as ações de proteção às mulheres em situação de violência. O nome da operação, que significa “guardar” ou “proteger” em hebraico, simboliza o compromisso permanente das instituições com a vigilância e o cuidado no enfrentamento ao feminicídio.

A escolha do mês de agosto, conhecido como Agosto Lilás, remete à criação da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, marco histórico na luta pelos direitos das mulheres. Este período representa um momento de reflexão, fortalecimento de políticas públicas e atuação integrada para garantir a proteção e a dignidade das mulheres.

Com a realização da Operação Shamar, a Polícia Civil reafirma seu compromisso com a defesa da vida e dos direitos das mulheres, demonstrando, por meio de ações estratégicas e integradas, sua atenção às demandas sociais e sua firmeza no enfrentamento da violência de gênero.

 

Fotos: Ascom/PC-AL