A Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) realizou, nesta quinta-feira (31), inspeções em dois cartórios extrajudiciais do Litoral Norte do estado. As visitas tiveram como objetivo avaliar a estrutura das unidades, orientar os delegatários e servidores sobre os normativos vigentes e reforçar a importância da correta alimentação dos sistemas eletrônicos, que garantem o andamento regular dos procedimentos cartorários.

Coordenadas pela juíza auxiliar Laila Kerckhoff, as inspeções integram uma estratégia da CGJAL para garantir o cumprimento das normativas federais e locais aplicáveis à atividade notarial e registral.

“Trata-se de uma prática estratégica da Corregedoria-Geral da Justiça, que busca, ao lado dos delegatários, identificar boas práticas, corrigir eventuais desconformidades e estabelecer os melhores parâmetros para a prestação dos serviços extrajudiciais à sociedade, reafirmando, assim, o compromisso institucional com a eficiência, regularidade e qualidade dos serviços ofertados à população”, afirmou a magistrada.

Uma das unidades visitadas foi o 1º Ofício de Notas e Registro de Imóveis de Maragogi, sob responsabilidade da delegatária Vanessa Meneses Duarte, aprovada no último concurso público para cartórios em Alagoas. Natural de Recife (PE), Vanessa atuava no interior do Pará antes de assumir o cartório no Litoral Norte alagoano.

“Tem sido bastante desafiador, pela adaptação da atividade e a quebra de paradigmas anteriores que todo concurso traz com a chegada de novos concursados, mas confesso que já vejo uma luz no fim do túnel e percebo que as coisas estão se encaminhando e que vão dar certo”, declarou. Ela também ressaltou a importância das inspeções e manifestou interesse em oferecer serviços de mediação e conciliação, conforme permitido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A segunda inspeção ocorreu no 1º Ofício de Notas, Registros de Imóveis e de Títulos e Documentos de São Luís do Quitunde. Na unidade, a Corregedoria foi recebida pela interina substituta Izabel Monteiro, que destacou os esclarecimentos prestados pela equipe da CGJAL como fundamentais para a melhoria contínua dos serviços.

“Acho importantíssima a inspeção, principalmente pela dinâmica e pelos esclarecimentos quanto às nossas dificuldades diárias. Isso ajuda o cartório a prestar um serviço melhor para a população”, pontuou.

As inspeções fazem parte do cronograma regular da Corregedoria e reforçam o compromisso do Poder Judiciário com a qualidade e a modernização dos serviços extrajudiciais no estado.

 

*Com Ascom TJAL