Estudantes dos 2º e 5º anos de escolas da rede pública de ensino de Maceió participaram, na última quarta-feira (30), do Dia D do Projeto Se Liga no Ideb, promovido pela Subsecretaria de Gestão Pedagógica. Foram aplicados, em todas as unidades de ensino da rede pública da capital, simulados para analisar os índices de aprendizado.
Os alunos dos 2° e 5º anos responderam a um simulado preparatório para as avaliações externas Saeb e Saveal que serão aplicadas no final do ano.
Maria do Rosário, vice-diretora da escola Claudinete Batista, comentou que as crianças vêm se preparando há bastante tempo para a prova do Saeb e que essa prática é importante para que se sintam seguras e confiantes no dia da prova.
“Hoje, eles estão treinando como será o grande dia, se acostumam e no dia temos um excelente resultado. O que importa, para nós, é que essa avaliação seja feita de uma forma leve, para que as crianças consigam fazer de uma forma bem tranquila e com segurança”, afirmou.
A pequena Daniele Valentina, do 3º ano da escola, comentou que já tinha se preparado com base no que a professora havia orientado em sala de aula. “A tia falou para mim: ‘Dani, vai ser fácil a prova, é só você estudar’. Aí eu estudei, nesses dias, fui me preparando e estou confiante”, compartilhou.
Para Sandra Maria Costa da Silva, coordenadora e articuladora pedagógica da escola Claudinete Batista, o trabalho tem sido efetivo porque já vem desde o início do ano letivo.
“O trabalho não começou agora. Desde fevereiro, estamos trabalhando com esses meninos a questão de Saveal e Saeb. Nós estamos, com os meninos do 2º ano, trabalhando no processo da alfabetização, porque a gente precisa que tenha essa consolidação, que ele consiga chegar ao final do ano tendo o processo de 2º ano realmente confirmado”, citou Sandra.
A coordenadora acrescenta, ainda, que a prova do Saveal vem para ajudar. Neste dia D da avaliação, o corpo docente poderá analisar os resultados e entender até onde os estudantes conseguiram compreender e consolidar a aprendizagem do conteúdo lecionado em sala de aula.
“Também estamos, com os meninos do 5º ano, fazendo um simulado para o Saeb. Para eles, é uma situação atípica, porque não são coisas que eles fazem todos os anos. A cada dois anos as turmas têm esse trabalho e a gente tem um resultado muito eficaz com eles”, comentou.
Sandra aponta, ainda, que são feitos simulados da própria escola e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), gincanas e várias atividades diferentes para que eles aprendam cada vez mais, com ludicidade.
Cristina de Assis, professora dos 5º anos da Escola Municipal Rui Palmeira, pontuou que, apesar de ser um momento repleto de tensão, é muito importante para as crianças.
“O preparo é diário, mas como hoje é o Dia D, eles ficam naquela ansiedade e a gente tenta ao máximo tranquilizá-los. Diante de todo o preparo, a gente fez aulões, quiz em sala de aula, fizemos várias dinâmicas para que eles pudessem já se familiarizar com esse momento ápice que vai ser a prova Saeb. E a gente espera que eles possam ter o melhor resultado”, disse.
A professora ainda completou: “Acreditamos no potencial de cada um e esperamos que eles dêem o melhor de si, que a gente está dando o melhor que a gente pode para preparar”, concluiu.