A Receita Federal apreendeu, na manhã desta quarta-feira (30), cerca de R$ 3 milhões em mercadorias falsificadas durante a Operação Oitentão, realizada em cinco estabelecimentos comerciais no Centro de Maceió. Os itens recolhidos são, em sua maioria, tênis que estariam sendo comercializados de forma irregular.

Segundo o órgão, parte dos calçados pode ter sido fabricada com resíduos descartados no exterior, incluindo lixo comum e até hospitalar, o que representa riscos à saúde e à segurança dos consumidores.
A operação tem como objetivo combater o contrabando e proteger o mercado formal, promovendo a concorrência leal e valorizando empresários que atuam dentro da legalidade, recolhendo tributos e respeitando direitos trabalhistas.

A Receita Federal alerta que a importação e venda de produtos piratas ou falsificados não são práticas inofensivas. Além dos danos econômicos e sociais, esse tipo de crime está frequentemente ligado ao trabalho análogo à escravidão e ao financiamento de organizações criminosas.