A moagem de grãos 2025/2026 da Usina Pindorama está oficialmente aberta. Primeira planta flex do Norte-Nordeste do Brasil, a indústria pertencente à Cooperativa Pindorama produz etanol tanto por meio do tradicional esmagamento da cana-de-açúcar como de cereais como o milho e o sorgo.
A abertura oficial ocorreu na manhã desta quarta-feira, 30, com a realização de uma missa de ação de graças, rogando bênçãos ao período produtivo. Esta é a primeira vez que a empresa realiza uma missa de abertura da moagem de grãos, entrando para a história da agroindústria nas regiões Norte e Nordeste.
A moagem de milho e sorgo seguirá até junho de 2026, com uma projeção de se moer cerca de 80 mil toneladas de grãos.
Conforme revelou o gerente industrial, Erikson Viana, a projeção é alta: aproximadamente 35 milhões de litros de etanol e 40 mil toneladas WDG no período.
"Desde que nossa planta flex entrou em operação, ampliamos o poder de produção e incrementamos tecnologia de automação. Enquanto a usina de cana pausa para o reparo, e antes de seu retorno, nós fabricamos etanol de cereais, o que amplia nossa margem produtiva. A estimativa é de se processar 80 mil toneladas de milho e sorgo, alcancando uma produção de cerca de 35 milhões de litros de etanol e 40 mil toneladas da WDG, coproduto amplamento nutritivo para a alimentação animal", estimou Viana.
Presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos disse que a expectativa para a atual moagem de grãos é muito boa, levando em consideração o preço do sorgo.
"É um momento de equilíbrio de preço bastante interessante, o que viabiliza bem o nosso negócio enquanto usina de beneficiamento de sorgo para transformar em etanol. Então, esperamos que esse momento seja duradouro, e eu acredito que será. As expectativas são boas, de preços equilibrados, e a gente, com isso, pode produzir mais, ser mais eficiente dentro de casa e pode ter um resultado melhor", disse Klécio Santos.
A usina flex foi uma grande estratégia de negócio da diretoria, agregando valor e ampliando a capacidade de produção da indústria, preenchendo a lacuna produtiva da entressafra, fomentando mais desenvolvimento e increntando a economia do estado de Alagoas.
"Muito trabalho, determinação e confiança naquilo que se está fazendo. Enquanto muita gente desacreditava, a gente mostra que está vivendo um momento estratégico para o grão, e estamos dentro desse negócio. Isso me deixa muito feliz por ver que era um sonho se transformar numa grande realidade, num projeto estratégico, não só pelo etanol, mas, também, pelo que o processo gera, como o WDG para nutrição animal", comemorou o presidente da Cooperativa Pindorama.
A moagem de grãos antecede a safra de cana-de-açúcar 2025/2026, prevista para iniciar em meados de setembro.
Além do presidente Klécio Santos, a solenidade contou com as presenças do vice-presidente, Carlos Roberto Santos; do diretor-secretário, Antônio de Oliveira; do gerente industrial, Erikson Viana, do gerente Agrícola, Danilo Wanderley; da gerente Administrativa, Lucineide Santos; da gerente de Recursos Humanos, Alvacy Vieira; do prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, associados e colaboradores da empresa, considerada a maior cooperativa agroindustrial do Norte-Nordeste e uma das maiores do Brasil.