Atualizada às 11h50
O inquérito que apura uma série de furtos de veículos nos pátios do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), em Maceió, investiga a atuação de uma quadrilha responsável pela subtração de mais de 50 automóveis. Segundo a Polícia Civil, cerca de 50 pessoas já são investigadas por envolvimento no esquema.
Nas primeiras horas desta quarta-feira (30), três pessoas apontadas como líderes do grupo foram presas durante a Operação “Sem Limites” e cerca de 27 veículos já foram recuperados. A ação foi deflagrada pela Polícia Civil de Alagoas (PCAL).
Segundo o delegado Wladney José, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), os suspeitos frequentavam os pátios dos órgãos, escolhiam os veículos que seriam furtados, identificavam seus proprietários e, a partir dessas informações, iniciavam o processo de falsificação de documentos.
Os automóveis furtados eram, então, revendidos, desmanchados ou desviados. As investigações apontam que a quadrilha também atuava em outros estados, como São Paulo, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Há indícios de que os líderes da organização estejam nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
“O grupo agia com rotina. Há muitos veículos que continuam circulando, outros já foram desmanchados, e alguns ainda não localizamos. O trabalho continua”, afirmou o delegado.
Sobre o possível envolvimento de funcionários dos órgãos, terceirizados dos galpões, pátios e até cartórios, a Polícia Civil investiga a participação de diversos agentes. “Eles foram identificados como os 'comandos' da operação, mas há muito mais pessoas envolvidas. Estamos investigando terceirizados, despachantes, lojistas e autônomos para entender toda a dinâmica do esquema”, completou o delegado em coletiva.
O delegado-geral da PCAL, Gustavo Xavier, destacou que a investigação também foca no combate à fraude documental. “Foram identificadas procurações falsificadas, selos de cartório adulterados e outros documentos forjados. Esses papéis eram apresentados a responsáveis pela custódia dos veículos, que acabavam entregando-os aos criminosos. A apuração é recente, mas já se estima que mais de 50 veículos tenham sido furtados de pátios e locadoras", reforçou.
Os três presos tiveram a prisão temporária decretada e devem passar por audiência de custódia nesta quinta-feira (31). Após três meses de investigação, os trabalhos continuam para identificar todos os envolvidos e localizar veículos ainda em circulação ou que possam ter sido levados para outros estados.
Em resposta ao CadaMinuto, o DMTT informou que está colaborando com as autoridades policiais na investigação contra um grupo criminoso envolvido na retirada irregular de veículos do pátio sob responsabilidade do órgão. O departamento também destacou que mantém o apoio às ações dos agentes de segurança na elucidação do caso.
Já o Detran afirmou que acompanha as investigações desde o início e ressaltou a atuação integrada dos órgãos envolvidos, incluindo as Polícias Civil, Científica e Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público e da 17ª Vara Criminal. Veja na íntegra:
NOTA
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) informa que, como parte interessada na investigação, está colaborando com as autoridades policiais que atuam contra um grupo criminoso responsável pela retirada irregular de veículos do pátio contratado pelo órgão. O DMTT reforça seu apoio à atuação dos agentes de segurança na elucidação do caso.
NOTA OFICIAL
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informa que vem acompanhando as investigações desde o início e ressalta a atuação integrada e eficaz entre os órgãos de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público e a 17ª Vara Criminal.
O Detran/AL reafirma seu compromisso com o combate às ações criminosas, conduzido de forma permanente, constante e silenciosa.
A Autarquia agradece, ainda, o fundamental apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL), cuja parceria tem sido essencial para o avanço das apurações.