Em mais uma iniciativa voltada ao combate à violência de gênero e à promoção da equidade, o Por Mulheres Brasil participou neste sábado (26) da Conferência Livre das Mulheres contra a Violência de Gênero, realizada na Associação das Famílias de Anjos em parceria com a Associação das Mulheres do Conjunto Jarbas Oiticica, o evento foi realizado no Conjunto Paulo Bandeira, parte alta de Maceió.

A conferência reuniu lideranças comunitárias, representantes de organizações sociais e moradoras da região para debater estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher, fortalecer redes de apoio e ampliar o acesso à informação e à justiça. A conferência foi articulada por Alessandra Hora, presidente da associação anfitriã, e contou com a participação ativa de sua mãe e cofundadora, Maria Hora — duas figuras de referência na mobilização social no estado.

Com atuação em todo o país, o Por Mulheres Brasil tem intensificado sua presença em comunidades de Alagoas por meio de parcerias com entidades locais e convênios com associações voltadas à defesa dos direitos das mulheres e de minorias. A startup social oferece apoio jurídico, orientação especializada e uma atuação territorial focada nas áreas mais vulneráveis.

“É indispensável que estejamos ao lado das comunidades, principalmente daquelas que enfrentam barreiras para acessar seus direitos. Nosso compromisso é levar apoio, orientação e voz às mulheres que mais necessitam”, afirma a advogada Andréia Feitosa, fundadora do Por Mulheres Brasil.

A atuação da entidade tem como missão fortalecer o protagonismo feminino, promover educação em direitos humanos e mobilizar a sociedade para a construção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes no enfrentamento da violência de gênero.