Mais de 80 produtoras rurais se reuniram na cidade de Pilar, conhecida como a terra do bagre, para participar do último seminário municipal promovido pela Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas. O encontro levou conhecimento, troca de experiências e valorização da presença feminina nas decisões e lideranças do agronegócio. A programação aconteceu na última quinta-feira (24), no Espaço Cultural Mestra Bida, com apoio da prefeitura local.
A abertura contou com a presença da diretora administrativa e financeira do Sebrae Alagoas e representante do estado na Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, Juliana Almeida; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida; da deputada estadual e integrante da Comissão, Fátima Canuto; da presidente da Comissão das Mulheres do Agro, Morgana Tavares; e da prefeita de Pilar, Fátima Rezende.
“A comissão não faz nada sozinha. São várias mãos. É um agro pujante de mulheres fortes que querem fazer a diferença. Esses encontros que realizamos nos municípios têm o objetivo de valorizar nossa atuação, promover aprendizado, troca de experiências e fortalecer nosso networking. Mas o mais importante de tudo isso são vocês. Estamos juntas!”, destacou Juliana Almeida.

Os encontros são promovidos pela Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, formada pelo Sistema Faeal/Senar, com o apoio do Sebrae Alagoas. “A mulher, em tudo que participa, entrega com mais determinação, sensibilidade e competência. Foi por isso que provoquei na Federação a criação da Comissão da Mulher do Agro: para que essas mulheres ocupem espaços nos sindicatos, nas associações e também na Federação. É um movimento de fortalecimento e continuidade”, afirmou Álvaro Almeida, presidente da Faeal.
Compartilhando saberes e vivências
A programação contou com palestras técnicas e inspiradoras. A superintendente do Senar Alagoas, Luana Torres, abriu os trabalhos com a palestra “Direitos e Deveres da Pessoa Jurídica perante o INSS”. Em seguida, a consultora do Sebrae Alagoas, Maria Aparecida, compartilhou orientações sobre a regularização de produtos de origem animal, com enfoque especial nas vendas no campo.
Abordando um dos temas mais relevantes para a sustentabilidade do agro, a técnica de campo do Senar, Karina Venâncio, falou sobre sucessão familiar, destacando como esse processo é essencial para garantir a continuidade, inovação e sustentabilidade dos empreendimentos rurais ao longo das gerações.

O encontro foi encerrado com a palestra “Gente Feliz Brilha Mais”, ministrada pela analista comportamental, Desiree Farah, que ressaltou a importância da autoestima no crescimento pessoal e profissional das mulheres em qualquer fase da vida.
3º Encontro Estadual
Ao longo do ano, a Comissão percorreu diversas regiões do estado com o seminário “Encontro de Mulheres do Agro”, levando capacitações, promovendo conexões e fortalecendo o papel das mulheres no setor. Entre fevereiro e julho, as cidades de Igreja Nova, Palmeira dos Índios, Maragogi e Penedo receberam as ações.
E o movimento continua. O 3º Encontro Estadual das Mulheres do Agro de Alagoas já tem data marcada: será no dia 27 de outubro, na Fábrica de Eventos, no bairro histórico de Jaraguá, em Maceió.
A cada edição, o evento reforça o compromisso de capacitar, dar visibilidade e apoiar mulheres que lideram negócios rurais em todo o estado, promovendo uma agricultura mais inclusiva, sustentável e com igualdade de oportunidades. Em 2024, o 2º Encontro Estadual reuniu mais de mil mulheres e entrou para o calendário oficial do setor agropecuário em Alagoas.