A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou a bandeira tarifária vermelha patamar 2 para o mês de agosto, o que significa um acréscimo de R$7,80 para cada 100 kWh consumidos. Por isso, a Equatorial Alagoas orienta os seus clientes sobre o uso adequado de energia para que o desperdício seja evitado a fim de minimizar os impactos na conta de luz com o aumento da bandeira.
Nos primeiros quatro meses do ano, a bandeira tarifária em vigor era a verde, refletindo as condições favoráveis de geração de energia no país. Essa sequência foi interrompida em maio deste ano, com a adoção da bandeira amarela. Já o mês de junho chegou trazendo a bandeira vermelha patamar 1, refletindo o aumento nos custos de geração de energia, principalmente em razão da queda nos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, o que exige o acionamento de usinas termelétricas, cenário que permanece no mês de julho. Com cenário persistente e necessidade de continuar utilizando formas menos econômicas para geração de energia elétrica, Aneel define que em agosto, será acionada a bandeira vermelha patamar 2, o nível mais alto de adicional.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL, em 2015, para indicar, mensalmente, as condições de geração de energia no país. As cores da bandeira (verde, amarela e vermelha – patamar 1 e 2) sinalizam se haverá ou não acréscimos na tarifa, de acordo com o cenário de abastecimento.
Saiba como economizar:
Pequenas mudanças no dia a dia evitam desperdícios e podem fazer a diferença na conta de luz no fim do mês. Por isso, a Equatorial Alagoas orienta seus clientes a adotarem hábitos conscientes de consumo, já que quanto maior o gasto com a energia maior será a cobrança da bandeira tarifária. Confira as principais orientações para economizar na conta de luz, sem abrir mão do conforto:
- Aproveite a luz natural. Mantenha cortinas e janelas abertas reduzindo a necessidade de acender lâmpadas;
- Evite dormir com a televisão ligada;
- Dê preferência aos equipamentos com etiqueta A do Selo Procel, que são os mais econômicos da categoria;
- Desligue ou tire da tomada os eletrodomésticos que não estiverem em uso;
- Evite sobrecarga de geladeiras. Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas e o mantenha distante da parede, conforme instruções do manual. Atenção também a boa conservação das borrachas de vedação, isso porque com elas danificadas ou desgastadas o ar frio foge e o motor da geladeira precisa trabalhar mais para manter a temperatura;
- Programe o ar condicionado para desligar ou utilize-o em temperaturas mais elevadas, como 24º, garantido o conforto térmico e uma melhor eficiência energética do aparelho;
- Troque as lâmpadas antigas por novas de LED. Elas são mais econômicas e eficientes;
- Acumule as roupas para lavar e passar de uma vez só, evitando o uso dos equipamentos diversas vezes;
- Chuveiro elétrico: prefira banhos mais rápidos, evitando assim o desperdício de água e contribuindo com a economia da energia elétrica.
Com ações simples e planejadas, é possível consumir menos energia elétrica, economizar na conta de luz, ter uma conta adequada a capacidade de pagamento e ainda contribuir para o uso sustentável dos recursos naturais.