Com uma trajetória marcada por inovação, ancestralidade e compromisso social, Jonathan Silva se consolida como uma das principais lideranças negras do Brasil no campo do afroempreendedorismo e da economia criativa. Nascido em Arapiraca, no agreste alagoano, o produtor cultural transformou sua vivência artística e comunitária em uma jornada de impacto que agora chega a mais um capítulo: a realização da oficina “Finanças para Afronegócios”, em Maceió, promovida pela Formmer Blacks Lab, iniciativa da startup Formmer Afro, em parceria com a Rede Cenafro.

Logo percebeu os desafios enfrentados pelos coletivos e empreendedores negros na sustentabilidade de seus projetos. Assim nasceu o #GestãoCulturalnaPrática, um projeto pioneiro que ganhou projeção nacional e pavimentou o caminho para outras ações transformadoras, como a criação da Rede Cenafro em 2017.

Desde então, Jonathan passou a liderar iniciativas emblemáticas como o Festival Afrocriativo, a Semana Afrocriativa e a Feira Afrocriativa. Seu trabalho o levou a São Paulo, onde colaborou na criação do AfroLab, com Adriana Barbosa (Feira Preta), e mais tarde, fundou a Formmer Afro, uma startup que alia inovação, gestão e ancestralidade, com foco em mulheres pretas cis e trans.

Com passagens por programas de aceleração como BNDES Garagem, Startup Nordeste (Sebrae) e Vumbora (BNB), Jonathan também atua como mentor em importantes iniciativas voltadas para o fortalecimento de negócios negros no país. É ainda referência no campo acadêmico, com títulos de mestre e doutorando, além de ser pesquisador nas áreas de inovação, propriedade intelectual e tecnologias sociais.

Idealizado pela Formmer Afro e realizado em parceria com a Rede Cenafro e com apoio da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc em Alagoas, a Formmer Blacks Lab é um laboratório de capacitação afrocentrada que tem percorrido territórios quilombolas, periféricos e urbanos oferecendo formações estratégicas em cultura, negócios e inovação para afroempreendedores(as), artistas e coletivos culturais.

Mais do que ensinar técnicas, a iniciativa promove autoestima, identidade e conexão com os saberes ancestrais. O projeto tem como missão construir trajetórias empreendedoras negras com base na sustentabilidade, no pertencimento e na criatividade como ferramentas de transformação.

A próxima etapa da Formmer Blacks Lab será realizada em Maceió/AL, no dia 26 de julho, com a oficina “Finanças para Afronegócios”, que teve todas as suas vagas preenchidas em poucos dias, evidenciando a demanda e o interesse do público negro por formações que dialoguem com sua realidade.

Com facilitação de Liliane Mota, publicitária, doutoranda em Propriedade Intelectual (UFS) e consultora do SEBRAE/AL, a oficina irá abordar temas como precificação, planejamento e finanças aplicadas aos afronegócios, com uma abordagem acessível, contextualizada e afrocentrada.

A atividade acontecerá no Experia Coworking, localizado na Rua Pedro Américo, 279, no bairro do Poço. A proposta é instrumentalizar empreendedores pretos e pretas para que possam gerir com mais estratégia e sustentabilidade os seus negócios, reconhecendo o valor dos seus produtos e serviços a partir da identidade e da ancestralidade.

📆 Data: 26 de julho

🕗 Horário: 08h às 12h

📍 Local: Experia Coworking – Rua Pedro Américo, 279, Poço – Maceió/AL

💸 Tema: Precificação, planejamento e finanças aplicadas aos afronegócios

🎟️ Vagas gratuitas!

 

🔗 Inscreva-se aqui:

https://doity.com.br/formmer-blacks-lab-laboratorio-de-capacitacao-em-economia-criativa-afrocentrada-2-2509-265795-202507

Assessoria de imprensa: Keka Rabelo

Realização: Formmer Afro e Rede Cenafro

Fomento: PNAB – Política Nacional Aldir Blanc em Alagoas