O Dia do Padre Cícero, a ser comemorado em 20 de julho, em Maceió, não será feriado municipal. A lei instituindo a data foi promulgada nesta semana pelo presidente da Câmara Municipal de Maceió (CMM), vereador Chico Filho.

O projeto de lei originário, de autoria do vereador Allan Pierre, previa que a data seria "feriado de natureza cívica”.

No entanto, emendas do vereador Leonardo Dias retiraram esse trecho do corpo da lei, e o projeto de lei foi aprovado na Casa apenas como data comemorativa.

"A história de Padre Cícero possui grande identidade com Alagoas, onde há milhares de romeiros, e com o Nordeste em geral. Tenho também grande admiração pelo Padre Cícero e entendo que é justa a homenagem, com a criação da data, no entanto, a criação de mais um feriado, seja qual for a motivação, traz impactos econômicos que não podem ser desprezados", explicou Leonardo Dias, em conversa com o blog.

Conforme a lei publicada no Diário Oficial de Maceió, a data comemorativa deverá ser incluída no calendário oficial, bem como poderá o Poder Executivo apoiar a realização de celebrações e atividades alusivas à data, em parceria com entidades culturais e sociais.

Leonardo Dias, autor das emenda, contou que uma nova emenda será apresentada apenas para ajustar a ementa da lei, que por um erro formal, não foi alterada na mesma oportunidade.