Durante palestra realizada na noite desta segunda-feira (21), no auditório do Campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa destacou a importância do planejamento das ações e da troca de experiências entre as instituições e os diversos setores da sociedade para o desenvolvimento do município.

A palestra teve como tema “Arapiraca 100 anos - Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

A abertura do evento teve apresentação artística com o Palhaço Biribinha e saudação do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.

O diretor do campus Arapiraca, Arnaldo Tenório, além de pró-reitores, professores, alunos e o coordenador do evento, professor Leonardo Leal, também acompanharam a palestra do prefeito Luciano Barbosa, que parabenizou a iniciativa da universidade e a coordenação do curso de Administração Pública em realizar a conferência.  

Luciano Barbosa disse que acompanhou de perto a fundação da Ufal em Arapiraca e citou a instalação da universidade, há quase 20 anos, como algo até então inalcançável.

"Fui ministro, prefeito por três vezes, vice-governador, secretário estadual de educação por sete anos e agora prefeito pela quarta vez em Arapiraca. Esse acúmulo de experiências ajuda a pensar o futuro da nossa cidade. Mas a troca de experiências com cada um de vocês é fundamental para que possamos fazer as transformações necessárias e termos uma sociedade mais justa e melhor para todos", afirmou o prefeito.

O evento ainda reuniu secretários e secretárias municipais de governo, entre outras autoridades e convidados.

A programação do evento prossegue até a sexta-feira (25), com uma série de palestras, debates, visita técnica à Associação de Agricultores de Arapiraca, marcada para a tarde de quarta-feira (23), reforçando a conexão entre teoria e prática no campo da administração pública.

O encerramento, na sexta-feira (25), será dedicado à apresentação de experiências institucionais e acadêmicas, com participação do Curso de Administração Pública, Centro Acadêmico Guerreiro Ramos, Grupos e Programas de Pesquisa (Lapa, Lapid, Ites) e do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap).