Em mais uma iniciativa de inclusão, a Faculdade de Direito, Ciência e Técnica Santa Maria Madalena (FADICT) realizou, nesta sexta-feira (18), a seleção para a contratação de um tradutor e intérprete de Libras, que atuará no curso de Pedagogia, reafirmando seu compromisso com a inclusão por meio da Língua Brasileira de Sinais e com o fortalecimento da luta da Comunidade Surda.
Uma banca avaliadora composta por profissionais especialistas e mestre em Libras foi responsável pelo processo seletivo. Essa ação representa mais um passo significativo no respeito e na valorização das pessoas e alunos surdos na FADICT.
A instituição já conta com diversos recursos de acessibilidade, como atendimento pedagógico especializado, materiais adaptados em formatos acessíveis, intérpretes em eventos institucionais e uso de plataformas digitais compatíveis com leitores de tela. Com a contratação de um novo intérprete de Libras, a FADICT amplia esse compromisso, garantindo inclusão efetiva e equidade no ambiente educacional.
A coordenadora de Libras, Gilmara Farias, destacou a importância de mais essa iniciativa, que beneficiará diretamente o curso de Pedagogia.
“A presença de um intérprete de Libras nos nossos cursos é fundamental para garantir o direito de acesso à educação de qualidade para todos os alunos. Essa contratação representa o nosso compromisso com a equidade e com a participação da Comunidade Surda no ambiente acadêmico.”