O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou, nesta sexta-feira (18), o repasse de R$ 17.321.686,43 para ações de resposta e recuperação em 31  cidades afetadas por desastres. 

Duas cidade de Alagoas integram a relação das cidades que receberão o recurso: São Miguel dos Milagres e Passo do Camaragibe.

São Miguel dos Milagres vai receber R$ 355.133,00. Já São Miguel dos Milagres vai receber R$ 784.222,00. Somados, o repasse do MIDR para as cidades alagoanas soma R$ 1.139.355,00.

Confira as portarias: 

São Miguel dos Milagres

Passo do Camaragibe

Além dos municípios alagoanos, outras cidades nos estados do  Amazonas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também receberão recursos para a execução de ações da Defesa Civil.

Os valores destinados a cada município são definidos por critérios técnicos da Defesa Civil Nacional e variam conforme o valor solicitado no plano de trabalho, magnitude do desastre e número de desabrigados e desalojados, entre outros parâmetros.

Como solicitar recursos
Municípios que tiverem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar recursos ao MIDR para ações de defesa civil. As solicitações devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
A partir dos planos de trabalho enviados, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e valores propostos. Após a aprovação, os repasses são formalizados por meio de portaria no DOU, liberando os valores correspondentes.

Capacitação para agentes de defesa civil
A Defesa Civil Nacional também oferece uma série de cursos a distância para capacitar e qualificar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. O objetivo é preparar os profissionais das três esferas de governo para responderem de forma eficiente às situações de emergência. Confira aqui a lista completa dos cursos

 

*Com MIDR.

Foto: Divulgação / São Miguel dos Milagres