Comemorando a resistência e memória do Orgulho LGBTQUIA+, Arapiraca realiza Semana da Diversidade com uma programação vasta e gratuita. A Parada do Orgulho, na sua 16ª edição, encerra as comemorações no domingo (27).

Abrindo a programação, a Semana da Diversidade inicia com o Seminário Estadual de Direitos Humanos, no dia 25, no Teatro do Planetário, no Lago da Perucaba. O evento terá duas palestras importantes sobre a temática: Educação e Direitos Humanos – uma perspectiva da equidade com o professor doutor Luciano Amorim, e Brasil sem LGBTQIAfobia com o Superintendente de Políticas Públicas para População LGBTQUIAPN+ do Estado do Rio de Janeiro, Ernane Alexandre. 

A noite será marcada pela entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos Josy Kelly, que reconhece e premia figuras públicas que contribuem com as políticas públicas e enfrentamento ao preconceito. Este ano, o Prefeito Luciano Barbosa; o superintendente e palestrante do Seminário Ernane Alexandre Pereira; a Ya Logídãn – Yalorixá Maria Rita Pereira da Silva; o Secretário Executivo da Cultura de Alagoas Milton Muniz de Assis e o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em Alagoas Bruno Jorge Rijo Lamenha Lins são os homenageados da solenidade que acontece também no Planetário, a partir das 18h. 

Além disso, o Miss Arapiraca Gay 2025 encerra a noite de celebrações.

No domingo, o Lago da Perucaba estará aberto para a 16ª Parada do Orgulho LGBTQIA+. Com o tema Envelhecer, resistência e memória, a parada celebrará o amor e o respeito a partir das 14h. Será um dia de muita alegria com a participação da Banda Axé Soul e Dany Kebrança, dos DJ Álvaro e DJ Wellcorr, e a presença de Alejandra Vortex, Lohana Vogue, Samantha Smith, Keythy Latoya, Emilly Laysser, Charlotte Delfina (Recife – PE). 

De acordo com o Presidente da Associação LGBTQI de Arapiraca-AL, José Sebastião de Farias, o tema escolhido segue o mesmo tema da Parada de São Paulo, realizada no VI Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas LGBTQIAPN + que reconhece a luta e a resistência das pessoas LGBTQIAPN60+ no Brasil e no mundo, buscando trazer a discussão do acesso às políticas públicas voltada a essa parcela da sociedade que também envelhece.

A realização é da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Arapiraca-AL, por meio da Política Nacional Aldir Blanc e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, conta também com o apoio da Prefeitura de Arapiraca.