Um ato de vandalismo comprometeu o trabalho de recuperação de um antigo ponto de lixo na Avenida Governador Afrânio Lages, no bairro Jacintinho, em Maceió. A equipe de educação ambiental da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) foi surpreendida, na tarde de quarta-feira (16), por uma pichação feita logo após a pintura do muro no local.

A prática é considerada crime no Brasil, conforme o artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), com pena que pode variar de três meses a um ano de detenção, além de multa. O órgão informou que tomará as medidas cabíveis.

“Recuperar esses pontos de lixo é um grande trabalho que realizamos, devolvendo-os à população como espaços de convívio. Então, é extremamente difícil lidar com atitudes como esta, que prejudicam nosso serviço nestes locais”, lamentou Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb.

Diante dos fatos, na manhã desta quinta-feira (17), as equipes voltaram ao local, removeram as pichações e retomaram os serviços. A previsão é que o ponto seja concluído ainda esta semana e receba pintura artística, bancos, plantas ornamentais, além de placas de proibição para descarte de lixo e monitoramento para evitar novas práticas ilegais.

 

*Com Ascom Alurb