A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos firmaram parceria, nesta sexta-feira (11), para garantir a gestão e a guarda adequadas dos arquivos que integram o acervo de 132 anos da Juceal, entidade responsável pelos processos de abertura, alteração e baixa de empresas no estado.

Este foi o primeiro contrato de guarda documental assinado entre entidades do Governo de Alagoas. A assinatura aconteceu na sede da Imprensa Oficial, situada no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió.

Ao todo, o acervo da Juceal é composto por 4.164 lotes, cada qual contendo, em média, 140 processos empresariais. Criada em 26 de maio de 1893, a Junta Comercial possui um cadastro que reúne o histórico de 585.673 empresas.

Na oportunidade, o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, destacou que a Junta Comercial segue com projetos de modernização dos serviços e de maior aproximação com o empresariado alagoano.

 

“É um acervo antigo e que reúne documentos de 1893. A ideia é, neste espaço do arquivo, que eu acho que é o maior espaço físico que temos, a gente fazer um auditório. É uma forma de a gente trazer não só a parte de capacitação dos nossos clientes externos, os usuários do Portal Facilita Alagoas, mas também de voltarmos a fazer esse trabalho com as universidades, as faculdades de Direito e Contabilidade”, projetou.

A digitalização dos arquivamentos de registro de negócios foi finalizada em 2016, enquanto a total automação do andamento dos processos empresariais aconteceu em 2023, quando todos os serviços da Juceal passaram a ser disponibilizados unicamente por meio do Portal Facilita Alagoas.

O que é a guarda de documentos?

O serviço de gestão e guarda documental é atividade essencial porque proporciona a preservação da história, assegurando que as decisões e a própria identidade de uma organização sejam registradas, protegidas e mantidas acessíveis de forma responsável e segura.

No encontro com o presidente da Juceal, o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Maurício Bugarim, destacou a representatividade do convênio e a importância do trabalho desenvolvido pela autarquia, reforçando a excelência na prestação do mais novo serviço ofertado pela Imprensa Oficial.