Um homem foi preso em Maceió, nesta quinta-feira (10), durante a Operação Espada de Themis, que mira uma quadrilha especializada em aplicar golpes se passando por advogados e defensores públicos. A ação foi coordenada em Alagoas pela Polícia Civil, por meio da Seção de Crimes Cibernéticos da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), em apoio à Polícia Civil do Tocantins.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso atuava em diversos estados e abordava vítimas que aguardavam decisões judiciais, exigindo o pagamento de falsas taxas processuais por meio de aplicativos de mensagens. O golpe, conhecido como “golpe do falso advogado”, já causou prejuízos estimados em R$ 150 mil.
Além da capital alagoana, mandados judiciais foram cumpridos nas cidades de Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Caucaia, no Ceará. Segundo a polícia, o suspeito preso em Alagoas seria um dos integrantes ativos da quadrilha.
Os envolvidos devem responder por estelionato mediante fraude eletrônica, associação criminosa, lavagem de dinheiro e uso de identidade falsa. Há também indícios de continuidade delitiva, já que o esquema teria feito diversas vítimas em série.
Após os procedimentos legais, o preso foi encaminhado ao sistema prisional e está à disposição da Justiça.
O nome da operação, “Espada de Themis”, faz alusão à deusa grega da Justiça. A espada representa a aplicação firme da lei e a punição dos responsáveis por crimes que violam a confiança da população.
*Com informações da PC/AL