A força da conexão e da gestão estratégica foi o foco do 1º Encontro Casa & Construção, realizado na noite desta segunda-feira (07), na sede do Sebrae Alagoas, em Maceió. O evento reuniu empresários, líderes e profissionais do setor para debater os principais desafios da rotina empresarial e promover o fortalecimento das redes de relacionamento, em áreas como materiais de construção, marmorarias, marcenarias, madeireiras, lojas de tintas, arquitetura, construtoras, iluminação, entre outros do ramo.
A programação trouxe dois momentos centrais: a palestra “Como fortalecer redes e crescer no setor”, conduzida por Ruan Lee, analista do Sebrae Alagoas; e a apresentação “Organização que Vende: Planejamento e Gestão para Negócios de Casa e Construção”, com Cleber Moraes, especialista em gestão empresarial da MRS.
Segundo Ruan Lee, o setor de Casa & Construção tem crescido, mas é preciso estar atento aos desafios que acompanham esse crescimento. “Durante a palestra, mostrei dados positivos e negativos sobre o setor, justamente para que os empresários entendam que o crescimento existe, mas só se concretiza para quem está preparado. Quem sabe nadar aproveita a onda. Quem não souber, pode ficar para trás”, alertou.

O analista reforçou ainda a importância da construção de redes e comunidades entre os empreendedores do setor. “Quando os empresários compartilham aprendizados e dificuldades, conseguimos atuar de forma mais estratégica. A proposta é que o Sebrae não atue apenas resolvendo demandas individuais, mas que possamos enxergar os gargalos da cadeia como um todo e avançar em soluções mais consistentes para o setor. Trabalhar de forma articulada permite pensar em ações mais inteligentes, que realmente gerem impacto”, destacou.
Já Cleber Morais trouxe um olhar prático sobre a organização da rotina empresarial. Ele destacou a importância de alinhar gestão, processos e metas para que os negócios avancem de forma estruturada. “Segundo dados do Sebrae, mais de 50% das pequenas empresas no Brasil fecham antes de completar cinco anos, e a principal causa é a falta de planejamento e gestão. O empresário do setor de casa e construção, muitas vezes, acumula todas as funções e acaba sobrecarregado. Nesta palestra, mostramos como sair do improviso e adotar práticas simples de organização, controle e planejamento estratégico para crescer de forma sustentável”, afirmou.

Cleber Moraes apresentou a palestra “Organização que Vende: Planejamento e Gestão para Negócios de Casa e Construção”.
-
Cleber destacou ainda: “Venho de uma família de empreendedores que enfrentou muitas dificuldades com gestão e tecnologia. Hoje, meu objetivo é ajudar outros empresários a superarem esses desafios e alcançarem melhores resultados”, completou o especialista.
O evento foi, também, uma oportunidade de conexão entre empresários que muitas vezes atuam próximos, mas não se conhecem. Para o empreendedor Marcos Rangel, do ramo de iluminação, a experiência foi importante para conectar:
“Já participo das ações do Sebrae há bastante tempo, mas esse tipo de encontro é uma novidade para mim, porque conecta públicos diferentes, como fornecedores e quem busca inovação no setor de casa e construção. Acho fundamental esse elo que o Sebrae está criando. É uma iniciativa espetacular, que precisa acontecer com mais frequência”, disse o empreendedor.

O empreendedor Marcos Rangel, do ramo de iluminação, destacou a importância do evento para criar conexões. Fotos: Julio Vasconcelos
Com a estimativa de público superada, o 1º Encontro Casa & Construção reforçou a missão do Sebrae de apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios em Alagoas por meio do conhecimento e da articulação entre empreendedores. Novas edições já estão sendo planejadas, ainda para 2025..