A Vigilância Sanitária de Maceió realizou, nesta terça-feira (8), a apreensão de mais de 5 mil litros de saneantes irregulares em uma distribuidora no bairro do Canaã, durante uma operação que identificou diversas falhas no funcionamento do estabelecimento.
Durante a inspeção, foi constatado que a distribuidora operava sem responsável técnico, além de não possuir alvará sanitário ou certificado de controle de pragas. Além disso, alguns produtos estavam com a validade vencida, o que motivou o recolhimento imediato dos saneantes para impedir sua circulação irregular no mercado.
De acordo com Airton Santos, chefe especial da Visa, os itens apreendidos — incluindo polidor de alumínio, cloro, água sanitária, sabão líquido, desinfetante e detergente — não possuem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que agrava a situação.
“Além do recolhimento, autuamos o estabelecimento, que deverá responder a processo administrativo. A penalidade pode variar de multa entre R$ 180 e R$ 38 mil, especialmente em caso de reincidência”, explicou Santos.
Como denunciar
A Vigilância Sanitária Municipal reforça que a população pode colaborar denunciando estabelecimentos que funcionem irregularmente ou que coloquem em risco a saúde pública. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que recebe mensagens 24 horas por dia, inclusive fotos e vídeos. Todas as denúncias são anônimas e mantêm o sigilo do denunciante.
*Com Assessoria