No primeiro semestre de 2025, o Espaço de Assistência à Mulher de Rio Largo (AMU) reforça seu papel como referência estadual no cuidado com a saúde da mulher. Entre janeiro e junho, em parceria com a Atenção Primária do município, foram realizados 3.404 exames de citologia, fundamentais para a prevenção do câncer do colo do útero, e ofertadas 1.782 mamografias, colocando Rio Largo entre os três municípios que mais realizam mamografias em Alagoas.

Instalado no bairro do Cucaú, o AMU é um espaço de acolhimento e escuta ativa, com atendimento psicológico, assistência social e orientação jurídica para mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência. O trabalho também conta com o apoio da Patrulha Maria da Penha, garantindo uma rede de proteção integrada.

Além disso, o espaço oferece uma ampla gama de especialidades médicas voltadas à saúde da mulher, como clínica geral, ginecologia, mastologia, dermatologia, nutrologia, reumatologia, obstetrícia (pré-natal de médio risco), fisioterapia, nutrição, pediatria, odontologia, colposcopia/vulvoscopia, colocação de DIU, eletrocardiograma, ultrassonografia e atendimento com cirurgião ginecológico.  

Para a secretária da Mulher, Anny Kelly, toda essa estrutura reforça o compromisso com o cuidado integral e humanizado da gestão municipal com as mulheres riolarguenses.  

“O nosso trabalho é garantir que toda mulher de Rio Largo tenha acesso ao cuidado integral, da saúde física à proteção emocional e jurídica. A citologia é um exame simples, mas que pode salvar vidas, e temos orgulho de já ter alcançado mais de 3 mil mulheres nesses primeiros seis meses. Seguimos firmes, promovendo saúde, dignidade e acolhimento para todas”, destacou.

As ações do AMU são geridas pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria da Mulher e da Pessoa com Deficiência (SEMUPCD). Além dos atendimentos no espaço, todas as Unidades Básicas de Saúde de Rio Largo estão aptas a realizar o exame de citologia, sem necessidade de encaminhamento. Basta que a mulher procure a UBS ou o próprio AMU para agendar o exame, que é rápido, indolor e essencial para a prevenção de doenças.