A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está executando e ampliando a Ciclovia do Trabalhador, na extensão de dois novos trechos entre os bairros Santa Edwiges/Brasiliana, nas proximidades do viaduto e do Centro Administrativo Municipal, e entre os bairros Primavera e João Paulo II.

Os serviços nos dois novos trechos já avançam em 850 metros de vias acessíveis e paisagismo.

Seis etapas da Ciclovia do Trabalhador de Arapiraca já foram inauguradas pelo prefeito Luciano Barbosa, nos bairros Eldorado, Baixão, Centro, Primavera e mais recentemente nas imediações do Mercado Público Municipal e já transforma a paisagem com calçadas acessíveis, vias iluminadas, arborização, escadas e travessias com rampa que oferecem segurança e infraestrutura adequada para ciclistas e pedestres.

Com os novos 850 metros de vias, a obra de mobilidade urbana já totaliza três quilômetros em toda área central de Arapiraca.

O projeto total corresponde a 8.563 metros, ou seja, 8,56 km, perpassando 18 bairros, entre eles os residenciais mais populosos da cidade até o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A Ciclovia do Trabalhador de Arapiraca conquistou, no ano de 2024, o reconhecimento internacional com a primeira colocação no Prêmio Smart City Expo, na categoria Urban Mobility, em Curitiba, no Paraná, por conta da oferta de acessibilidade e qualidade de vida para as pessoas, além de contribuir para a melhoria do fluxo de tráfego e promover segurança no trânsito.