A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9), a Operação Lisura para investigar fraudes na transferência de domicílio eleitoral em Minador do Negrão, município do Agreste de Alagoas. A ação teve como foco o uso indevido de dados de eleitores para alterar locais de votação por meio da plataforma “Título Net”.

As investigações começaram após denúncias de moradores que perceberam que seus dados haviam sido utilizados sem autorização. Segundo a PF, os alvos da operação teriam promovido mudanças fraudulentas de domicílio eleitoral de eleitores para outras cidades — inclusive fora de Alagoas — com o objetivo de beneficiar politicamente um candidato da oposição e enfraquecer o atual prefeito reeleito.

Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, foram recolhidos materiais que devem reforçar as provas da fraude e ajudar a confirmar a autoria do crime.

Minador do Negrão tem cerca de 4.500 eleitores, o que torna qualquer alteração no colégio eleitoral local ainda mais impactante.

A Polícia Federal destacou que ações como esta reafirmam o compromisso da instituição com a lisura do processo democrático e com o combate rigoroso a práticas que comprometam a vontade popular.