Os trabalhadores da educação da rede estadual de Alagoas realizaram uma caminhada, na manhã desta terça-feira (08), para protestar e exigir que o Governo do Estado avance nas negociações solicitadas durante a greve da categoria.

A mobilização teve início no Centro Cultural do Sinteal, no bairro do Farol, e seguiu em caminhada até o Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, onde os participantes montaram um acampamento.

A proposta, segundo as lideranças, é acampar no local e realizar uma vigília para sensibilizar o governador Paulo Dantas (MDB).

A “Vigília da Educação em Greve” contará com programação política e cultural ao longo da noite e continuará nesta quarta-feira (09), em frente ao Palácio República dos Palmares. Trabalhadores da educação de diversas regiões do estado já estão acampados no local.

 

Greve

Os profissionais estão em greve desde o dia 1º de julho e reivindicam reajuste salarial, melhorias na infraestrutura das escolas, melhores condições de trabalho e valorização profissional. A categoria também rejeitou o percentual de reajuste de 4,83% proposto pelo governador e segue pleiteando um aumento de 10%.

De acordo com o presidente do Sinteal, Izael Ribeiro, o estado tem recursos suficientes para atender às demandas da categoria. “Houve crescimento do Fundeb. É obrigação do gestor aplicar 70% em pagamento de profissionais da educação. Exigimos respeito”, afirmou.