O Detran/AL reforça que todo o processo para participar do programa é totalmente gratuito: desde a inscrição até todos os trâmites para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso inclui exames clínicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) – popularmente conhecidos como autoescolas –, além das provas teórica e prática de direção.

O programa CNH do Trabalhador é uma iniciativa do Governo de Alagoas que destina mais de R$ 3 milhões para a formação de condutores e emissão gratuita da primeira CNH nas categorias A ou B. As vagas foram distribuídas proporcionalmente entre os 102 municípios alagoanos. O processo de seleção, cujas regras foram publicadas na Portaria 1.206/2025 do Detran/AL, ocorrerá em três fases.

Após o encerramento das inscrições, a seleção dos candidatos será feita com base nos critérios definidos pelo Decreto Estadual nº 102.831 e pela Portaria do Detran. Após a divulgação da lista dos selecionados, os candidatos deverão abrir o processo de primeira habilitação, de acordo com o cronograma a ser divulgado pelo Detran, e em seguida seguir as etapas de exames médico e psicológico, e o curso teórico em um CFC indicado pelo órgão.

O processo deve ser finalizado em até 12 meses. Os custos adicionais por falta ou reprovação em exames serão de responsabilidade do candidato.

 

 

Pré-requisitos para a CNH do Trabalhador:

Ter mais de 18 anos; estar cadastrado no CadÚnico Alagoas até o dia 31 de dezembro de 2024; ter ensino fundamental completo; comprovar domicílio em Alagoas; e possuir CPF e documento oficial de identificação com foto. Para mais informações, acesse o site oficial do Detran Alagoas ou o perfil @detranalagoas no Instagram.