Talento, determinação e carisma iluminaram a trajetória da quadrilha Junina Girassol que foi destaque durante o São João de 2025 dentro e fora de Alagoas. Consagrada diante dos diversos elogios do público, o tema “A Cultura é Nossa, um Guerreiro à São João” revelou a força de Girau do Ponciano junto a tradição regional nos tablados do Nordeste. A quadrilha foi recebida com festa na cidade e a prefeitura comemorou a dobradinha de premiações alcançadas nessa temporada.
Na véspera de São Pedro, último sábado (28), a Girassol conseguiu pela, 2° vez consecutiva, ser campeã do XVII Circuito Alagoano de Quadrilhas na etapa Agreste – na qual Girau sediou as apresentações das mais de 10 quadrilhas com a final seguindo para Major Isidoro – e foi vice-campeã do Festival de Quadrilhas Estilizadas de Caruaru, um dos maiores eventos culturais do Brasil responsável pela revelação de várias quadrilhas consagradas no palco da Capital do Forró.
Ter reconhecimento fora de Girau, é um feito muito importante, de acordo com os gestores Bebeto Barros e Osvaldo Alexandre. Para o vice-prefeito – considerado pradinho da junina - brilhar em concursos alagoanos e pernambucanos, demonstra que investir no povo é a melhor maneira de inserir cultura e educação, além de relembrar das nossas raízes.
“Recebemos essas premiações com um sentimento de orgulho e merecimento da nossa Girassol. Vencer concursos de nível nacional é algo bonito de se ver e ressalta que a garra, dedicação e o esforço do nosso povo podem nos levar além das expectativas. Não existe formas de agradecer aos componentes se não garantido que vamos continuar fomentando a cultura para que Girau seja motivo de inspiração e pertencimento no país”, enfatiza o prefeito Bebeto Barros.
As premiações são um reflexo da construção de um enredo rico em história e traços fortes de um povo sertanejo, sendo colocado por jurados de ambas os eventos como um percurso interessante das apresentações, justamente por reacender as tradições em tempos de modernização e distanciamento das temáticas regionais.
A junina conseguiu se classificar nas semifinais e finais dos dois concursos graças ao alinhamento dos componentes e a alegria durante cada aparecimento da temporada. A apresentação marcante em Maceió - no Festival Municipal de Quadrilhas - transformou a junina na equipe revelação do ano, principalmente pelo entusiasmo de grandes artistas e influenciadores alagoanos que acompanharam a evolução teatral e figurinista.
“Acompanhei a apresentação da Girassol em Maceió e foi emocionante ver Girau sendo ovacionada pelo público e figuras notáveis de Alagoas. Com o prefeito Bebeto Barros e o vice Osvaldo Alexandre, o resgate cultural está seguindo em boas mãos. No que diz respeito aos recursos culturais, garantimos que a parceria entre o municipal e o estadual estará sempre rendendo frutos importantes para nossa terra querida”, disse o deputado estadual Gilvan Barros Filhos, que esteve representando Girau durante o festival na capital alagoana e exalta o povo girauense na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE).
Cronologia do sucesso!
A Girassol é uma quadrilha que coleciona títulos desde o início da sua composição, em 2020. Mas foi há 3 anos atrás que a junina ganhou notoriedade diante dos concursos quadrilheiros de Alagoas, subindo para as apresentações de acesso em 3° lugar e daí por diante se tornando referência com temas representativos e multifacetários.
A “Lenda do Sabiá”, enredo de 2023 – baseada do texto do ator e autor, André Arteche com revisão de Ariano Suassuna – moldou os primeiros passos do caminho folclórico buscado pela equipe de 36 dançarinos. O espetáculo foi sucesso dentre os críticos da Liga de Quadrilhas de Alagoas (LIQAL) e mostrou o poder cultural de Girau do Ponciano.
Mas foi diante de “Luiz Gonzaga é Folclore, é cultura do Brasil "que os quadrilheiros levaram as principais premiações da junina, como melhor marcador em Alagoas e Caruaru, além de dar espaço para a equipe conquistar sua primeira estreia campeã no Agreste em 2024.
“Está fazendo parte da Girassol e ver como nossa quadrilha segue brilhante nessa temporada de 2025, é a maior conquista. As premiações, a luta por reconhecimento, os ensaios, cansaço, tudo isso vale a pena para cada um de nós. Os gestores Bebeto Barros e Osvaldo Alexandre acreditaram no projeto e agora estamos levando a cultura de Girau para além das fronteiras de Alagoas, da pequena cidade do interior. A sensação é de dever cumprindo, agradecimento e alívio por estamos dando o nosso melhor e nos torando referência de tradição e apego a cultura alagoana”, comenta Dalvane Matias, diretor geral e marcador premiado em Pernambuco.
Recheado de tradição, raízes nordestinas e shows aprovados pelo público em Girau, o São João de 2025 se encerra e deixa boas expectativas para 2026.