Israel e Irã chegaram a um acordo de cessar-fogo total. A informação é do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelas redes sociais nesta segunda-feira (23). O início está previsto para por volta de 1h da manhã, no horário de Brasília.

O republicano informou que o cessar-fogo será iniciado oficialmente pelo Irã e, após 12 horas, por Israel. Ao final de 24 horas, o conflito será considerado encerrado e a "Guerra dos 12 Dias" oficialmente finalizada.

"Parabéns a todos! Esta foi uma guerra que poderia durar anos e destruir todo o Oriente Médio, mas não vai. Deus abençoe Israel, o Irã, o Oriente Médio, os Estados Unidos e o mundo", declarou.

Pelo X, a Casa Branca postou: "acredite em Trump".

Irã e Israel ainda não se manifestaram

Ainda há expectativa pela confirmação oficial do acordo pelas autoridades do Irã e de Israel. O New York Times publicou que um porta-voz do exército israelense se negou a comentar a publicação do presidente dos EUA.

Já um representante do governo iraniano disse à rede americana CNN que Teerã não recebeu nenhuma oferta de cessar-fogo.

Leia o post de Trump na íntegra:

“Parabéns a todos! Foi totalmente acordado entre Israel e Irã que haverá um cessar-fogo completo e total (em aproximadamente 6 horas a partir de agora, quando Israel e Irã tiverem concluído suas missões finais em andamento!), por 12 horas, momento em que a guerra será considerada encerrada!

Oficialmente, o Irã iniciará o cessar-fogo e, ao completar 12 horas, Israel iniciará o cessar-fogo e, ao completar 24 horas, o fim oficial da 'Guerra de 12 dias' será celebrado pelo mundo. Durante cada cessar-fogo, o outro lado permanecerá pacífico e respeitoso.

Supondo que tudo ocorra como deve, o que certamente acontecerá, gostaria de parabenizar ambos os países, Israel e Irã, pela resistência, coragem e inteligência para encerrar o que deve ser chamado de 'Guerra de 12 dias'. Esta é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não durou, e nunca durará!

Deus abençoe Israel, Deus abençoe o Irã, Deus abençoe o Oriente Médio, Deus abençoe os Estados Unidos da América, e Deus abençoe o mundo!“