O Sebrae Alagoas está realizando, entre os dias 16 e 21 de junho, o Empretec Rural. Nesta edição o seminário é exclusivo para mulheres da zona rural do município de Maragogi e região. A iniciativa, em parceria com a prefeitura de Maragogi, tem como objetivo desenvolver competências empreendedoras em produtoras locais, promovendo inovação dentro das atividades que elas já exercem, incentivando o crescimento dos pequenos negócios no campo.

Desenvolvido a partir da metodologia do Empretec tradicional, produto destaque do Sebrae, o Empretec Rural foi adaptado especialmente para o público do campo. A proposta é oferecer um ambiente mais leve e acessível, que permita às produtoras refletirem sobre suas atividades e adotarem comportamentos empreendedores de forma prática e transformadora.

“O Empretec Rural é a única capacitação do Sebrae com foco no comportamento empreendedor. Ele provoca mudanças reais na forma como o produtor rural lida com seu negócio, com aspectos como planejamento, negociação e inovação. E quando aplicamos essa metodologia exclusivamente para mulheres, como está acontecendo em Maragogi, o impacto é ainda mais potente”, destaca o analista do Sebrae Alagoas, Vítor Pereira.

O Empretec Rural é a única capacitação do Sebrae com foco no comportamento empreendedor. Ele provoca mudanças reais na forma como o produtor rural lida com seu negócio.

Essa é a segunda vez que o município de Maragogi sedia o Empretec Rural, mas é a primeira edição voltada exclusivamente para o público feminino. O modelo já vem sendo replicado em outras regiões do estado e deve ganhar novas edições no segundo semestre deste ano.

De acordo com Vítor Pereira, durante a capacitação, as participantes criam um “negócio laboratório”, baseado em suas próprias realidades. Ao invés de desenvolver uma nova atividade, como acontece no Empretec tradicional, elas são desafiadas a inovar dentro da produção que já conhecem.

“Uma produtora de banana, por exemplo, pode agregar valor à sua atividade transformando a fruta em doces ou outros produtos derivados”, explicou o analista do Sebrae.

Para o fazendeiro e criador de gado, João Izidoro, que participou de outras edições do Empretec Rural, a capacitação foi um divisor de águas na forma de encarar os desafios da vida no campo, e contribuiu para uma atuação mais técnica e estratégica no dia a dia da propriedade.

“Passei a tomar decisões com mais consciência e visão crítica, identificando gargalos e ajustando despesas para melhorar o desempenho do meu trabalho. Até hoje uso as ferramentas que aprendi no seminário. O Sebrae e os facilitadores têm uma didática excelente, que realmente transforma nossa forma de pensar o negócio rural”, destacou.

Com o Empretec Rural, o Sebrae Alagoas reafirma seu compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios no campo, promovendo inclusão, inovação e desenvolvimento regional de forma sustentável e estratégica.