A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), comandada por Tereza Nelma, realizou nesta quarta-feira (18), no auditório da Justiça Federal, a entrega de mais de 600 documentos — entre Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e cartões para pessoas com deficiência (PcD). A iniciativa integra ações inclusivas promovidas pelo Governo de Alagoas.
De acordo com a secretária, os documentos são fundamentais para assegurar prioridade no atendimento em setores como saúde, educação e assistência social. Segundo ela, a CIPTEA “visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados” para pessoas com autismo .
A previsão é de que todos os documentos sejam distribuídos até o próximo mês, com entrega também prevista em Centrais Já e municípios. Para Tereza Nelma, essa ação reforça o compromisso da Secdef com políticas públicas que promovem direitos, cidadania e dignidade para pessoas com deficiência .
A ação faz parte das atividades em celebração ao Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado no mesmo dia. Durante o evento, além da entrega dos documentos, foram realizadas uma feira de empreendedorismo PcD e um ciclo de palestras com o tema “Autismo, Políticas Públicas e Qualidade de Vida: Saberes para uma Vida Plena” .
A solicitação dos cartões pode ser feita pela própria pessoa com deficiência ou por seu representante legal, mediante a apresentação dos documentos necessários e após a validação pelo órgão responsável .