Assistentes sociais contratados pelo programa Coração de Estudante, da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), procuraram o CadaMinuto para denunciar, de forma anônima, uma rotina de sobrecarga de trabalho nas escolas da rede pública estadual.
A principal reclamação diz respeito à distribuição desigual de profissionais entre as Gerências Regionais de Educação (GERES), o que obriga um número reduzido de assistentes sociais a atender uma grande quantidade de escolas — comprometendo a qualidade do serviço, além da saúde física e mental dos trabalhadores.
Mesmo com a publicação do novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) nº 007/2025, no dia 4 de junho, os profissionais relataram frustração — o edital mantém a carga horária de 30 horas semanais e não traz mudanças estruturais na divisão de escolas por profissional. Segundo eles, havia expectativa de melhorias diante da alta demanda enfrentada desde o início do programa, em 2024.
O Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas (CRESS-AL) agendou uma reunião com a Seduc para esta sexta-feira (13), com o objetivo de discutir a o PSS nº 007/2025 e outras demandas sobre a inserção de assistentes sociais na educação.
“O CRESS-AL está atento a esta e demais situações relacionadas ao Serviço Social na Educação, realizando fiscalizações regulares. Essas demandas farão parte da pauta da audiência solicitada à SEDUC-AL”, informou o conselho, por meio de nota.
Além da sobrecarga, os profissionais também relatam desgaste emocional causado pela limitação de tempo para acompanhar casos complexos em múltiplas escolas, o que prejudica a continuidade do trabalho com estudantes e suas famílias.
Outro lado
Procurada pelo CadaMinuto, a Seduc informou que as atividades dos profissionais seguem um calendário pré-estabelecido e obedecem à carga horária prevista no edital. A pasta também afirmou que irá averiguar os relatos de sobrecarga envolvendo as equipes do Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psicossocioassistencial, reafirmando o compromisso com a garantia de condições adequadas para o exercício das funções.
Criado em fevereiro de 2024, o programa Coração de Estudante já realizou, segundo a Seduc, mais de 33 mil atendimentos psicossociais voltados a estudantes da rede estadual e seus familiares.
Confira a nota da Seduc na íntegra:
"A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que as atividades dos profissionais do programa Coração de Estudante seguem calendário previamente definido, conforme o quantitativo de psicólogos e assistentes sociais - contratados por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS) - que atuam nas escolas da rede estadual, respeitando-se a carga horária constante em edital.
Informa ainda que irá averiguar a informação de eventual sobrecarga de trabalho envolvendo as equipes que integram o Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psico Socioassistencial, a fim de garantir que todos os profissionais possam exercer suas atividades a contento.
No dia 4 de junho, foi publicado o edital nº 07/2025 visando à contratação de novos profissionais para o programa, criado em fevereiro de 2024, que já contabiliza mais 33 mil atendimentos voltados à educação socioemocional de estudantes e seus familiares."
*Estagiária sob supervisão da editoria
Foto de capa: Jeffles Layon