Na tarde dessa terça-feira (27), o Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) realizou uma das ações programadas em comemoração aos 25 anos de atuação, com uma festa marcada por emoção, apresentações culturais e depoimentos inspiradores. O evento aconteceu no polo Jacintinho, na Escola Municipal Henrique Equelman, e reuniu professores, estudantes, representantes da Semed e da comunidade escolar.
Mais do que uma comemoração, o encontro reafirmou o papel transformador da educação pública e gratuita na vida dos alunos. Desde sua criação, o Núcleo já formou mais de 1.500 estudantes, oferecendo cursos gratuitos de inglês e espanhol nos polos localizados no Poço, Jacintinho e Benedito Bentes.
O coordenador do Núcleo, professor Jeff Simons, emocionou o público ao compartilhar sua trajetória pessoal e o impacto social do projeto.

“É com muita alegria que comemoramos os 25 anos do nosso Núcleo. Apesar de sermos chamados de ‘núcleo’, somos uma escola completa, com professores dedicados, alunos engajados, formaturas, materiais e certificados totalmente gratuitos. Eu sonhava em estudar inglês, mas na minha juventude isso era inacessível. Hoje, oferecemos uma escola aberta para toda a comunidade, algo que representa muito para quem, como eu, não teve essa oportunidade.”
Em um momento especialmente tocante, Jeff fez um depoimento pessoal sobre sua formação e o valor da educação pública, se dirigindo aos estudantes.
“Fiz português e Inglês na Ufal, tudo isso porque, um dia, estudei em escola pública. Lembro da minha primeira professora e de tantos educadores que marcaram minha vida porque fizeram a diferença, como vocês também farão. Vocês são multiplicadores deste Núcleo. Onde quer que cheguem, ao dizer ‘estudo inglês no Núcleo’ ou ‘estudo espanhol no Núcleo’, as pessoas vão querer saber como se matricular. Como dizia Nelson Mandela: ‘A arma mais poderosa para mudar o mundo é a educação”.
Jeff também citou um poema de Cora Coralina: “Quando tudo parece pisar barro, cabe a mim decidir: rir ou chorar, desistir ou lutar. Porque descobri, no caminho certo da vida, que o mais importante é o decidir”. Ele concluiu: “Quando nossa mente está alinhada ao coração, nunca erramos. Muito obrigado por estarem aqui. Vocês honram este Núcleo, e me sinto honrado por cada um de vocês e pelo trabalho da professora Leilani. Isso é fruto da educação pública”.
A professora de espanhol Leilane Valença destacou o caráter humanizado e cultural do ensino: “Estou há três anos no Núcleo e aprendo diariamente com meus alunos. Aqui, eles não aprendem só gramática e vocabulário, mas também mergulham nas tradições dos países de língua espanhola. Ver o entusiasmo deles nas atividades culturais, como nosso show de talentos, é muito gratificante”.
A celebração contou com apresentações artísticas dos alunos, que encantaram o público com um verdadeiro "show de talentos", momento que evidenciou como a arte e a cultura fortalecem o aprendizado de idiomas e a autoconfiança dos estudantes.
Entre as histórias que emocionaram, está a de Jorge Lima, de 75 anos, que compartilhou sua experiência como aluno ativo do Núcleo: “Hoje foi minha sexta aula de inglês. Descobri o Núcleo por meio de uma rádio e me matriculei na Semed. No começo, é um pouco difícil acompanhar, mas tenho muita vontade de aprender e concluir o curso. Quero, um dia, falar inglês até numa entrevista. Jamais vou desistir, sempre vou lutar por isso”.
Jovens dividiram experiências
Bárbara Bianca, de 15 anos, contou sobre sua primeira apresentação no evento: “Estou no Núcleo há cerca de dois meses. Fiquei nervosa no começo porque havia mais pessoas do que imaginei, mas, durante minha fala, fiquei mais confiante e confortável. Aprender inglês para mim é mais do que estudar, é diversão e uma chance de conhecer o mundo e me comunicar no futuro. Também uso outras plataformas para praticar, o que ajuda muito”.

Kauã Assis, também com 15 anos, falou sobre o processo de aprendizado e o desafio das apresentações: “Estou no Núcleo desde fevereiro. A apresentação foi desafiadora, mas o professor nos prepara bem. Consigo acompanhar o ritmo porque as aulas começam do básico, o que foi essencial para mim, já que na escola anterior não tinha inglês”.
Outra estudante, Rubiana Florentino expressou gratidão pela oportunidade: “Faço o curso no Núcleo, nível 3, e estou muito feliz. A professora Leilane incentiva projetos e trabalhos em grupo que enriquecem nosso aprendizado. Sou muito grata pela oportunidade”.
Rosângela dos Santos, aluna de espanhol, também agradeceu a motivação recebida: “Agradeço a todos que acompanham nosso projeto. Estou aprendendo espanhol e a professora é muito motivadora, o que faz toda a diferença”.
Com metodologia dinâmica, professores qualificados e atenção às necessidades dos estudantes, o Núcleo de Línguas segue promovendo inclusão, cidadania e acesso à cultura. Ao celebrar 25 anos, reafirma seu compromisso com a democratização do ensino de idiomas em Maceió, transformando vidas e inspirando sonhos.