As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam na próxima segunda-feira (26) e, mais uma vez, a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) vai mobilizar as escolas estaduais para garantir que todos os concluintes do ensino médio sejam inscritos no exame. Uma destas ações será no dia 30 de maio, quando será realizado o Dia D de Inscrições no Enem.

Nessa data, todas as escolas realizarão um mutirão com rodízio de monitores para auxiliar os estudantes ainda não inscritos. Cada unidade deverá registrar a mobilização local por meio de stories no Instagram, com ao menos uma foto ou um vídeo de até 15 segundos. Na mesma manhã, às 10h, acontecerá o aulão Foca o Enem, transmitido ao vivo pelo YouTube para todas as escolas, reforçando a importância da participação no exame.

Mobilização

O programa Foca o Enem estruturou uma série de ações que deverão ser implementadas nas escolas a partir do dia 26. Entre as medidas estão: divulgação ampla do período de inscrições em todas as turmas, fixação de QR Codes nos espaços escolares com link direto para a Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), e plantões diários de apoio à inscrição. Além disso, cada escola deverá manter um painel atualizado com o número de concluintes matriculados e inscritos, com o objetivo de atingir 100% de adesão.

“A equipe central do Foca o Enem seguirá mobilizando as unidades escolares por meio das redes sociais e dos grupos de WhatsApp, acompanhando todo o processo de inscrições até o dia 6 de junho. O número de inscritos da Rede Estadual será divulgado em 9 de junho”, informa a gerente especial para Exames do Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa.

Além disso, para o mês de junho, a equipe do Foca o Enem já está com dois aulões agendados: dia 05, em Olho d’Água das Flores, e dia 06, em Santana do Ipanema.

Novidades

As inscrições do Enem acontecem de 26 de maio a 06 de junho pela Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante). Em vídeo postado nas redes sociais do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão responsável pela aplicação do exame -, o ministro da Educação, Camilo Santana antecipou duas novidades da edição 2025.

A primeira, segundo o ministro, é que os alunos regularmente matriculados na 3ª série do ensino médio já estarão pré-inscritos e, a partir do dia 26, precisarão apenas entrar na Página do Participante, confirmar sua inscrição e fazer opção pela prova de línguas, escolhendo o inglês ou o espanhol.

A segunda novidade é que a prova do Enem voltará a certificar candidatos que almejam um diploma de conclusão do ensino médio. Até então, o único exame apto para certificação de conclusão do ensino médio era o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), cujas provas serão aplicadas em 03 de agosto.

Programa Foca o Enem

Criado com o objetivo de preparar os estudantes da Rede Pública de Ensino para o Enem e o ingresso no ensino superior, o Foca o Enem teve sua edição 2025 iniciada em abril. Entre 2023 e 2024, o programa registrou evolução de inscrições e participação de estudantes da rede estadual: neste período de tempo, o número de concluintes inscritos saltou de 71%, em 2023, para 100%, em 2024, com crescimento também na taxa de participação nas provas (de 68% para 79%) e um aumento de 36% no número de aprovados.

Este ano, o programa distribuirá materiais didáticos específicos por área do conhecimento e para a Redação, além de promover simulados em todas as escolas, com o intuito de treinar o tempo de prova e os protocolos do Enem. As ações envolvem estudantes das 2ª, 3ª e 4ª séries do ensino médio, bem como da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A inclusão dos alunos da 2ª série como “treineiros” busca familiarizá-los com o exame, preparando-os para os anos seguintes.