Com as chuvas contínuas que atingem Alagoas nos últimos dias, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um novo alerta sobre o comportamento dos principais rios que cortam o estado. Segundo o monitoramento atualizado nesta quarta-feira (21), alguns trechos apresentam tendência de elevação nos níveis da água, especialmente em regiões da Bacia do Rio Mundaú e do Rio Jacuípe.

Em Jacuípe, o nível do rio que leva o nome do município chegou a 442 cm, com tendência de subida, se aproximando do nível de atenção para cheia (amarelo), que é de 420 cm — o alerta de cheia (vermelho) para esse trecho é acionado a partir de 530 cm. Em União dos Palmares, o Rio Mundaú também apresenta tendência de elevação, registrando 320 cm, ainda abaixo do nível de atenção (470 cm), mas em constante observação pelas autoridades.

Outro ponto de atenção é Rio Largo, onde o Rio Mundaú está com 744 cm, superando o nível de atenção para cheia (amarelo), que é de 725 cm. Caso o aumento persista, o município pode entrar em alerta máximo, que se inicia a partir dos 860 cm.

Já em Santana do Mundaú, o Rio Mundaú segue em nível estável, com 301 cm, ainda distante dos níveis críticos. O mesmo cenário é observado em cidades como Murici, Viçosa, Paulo Jacinto e Atalaia, onde os rios estão estáveis e abaixo dos níveis de alerta.

A Semarh e Defesa Civil Estadual seguem monitorando os níveis dos rios e lagos, e alertam aos moradores em áreas de risco que fiquem atentos aos comunicados oficiais. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.