A Polícia Civil de Alagoas deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), a Operação “Vento Sul”, com o objetivo de solucionar os homicídios de Micaela da Silva Araújo Cavalcante e Victoria Stefani da Silva, ocorridos em abril na cidade de Barra de São Miguel, litoral Sul do estado.

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Criminal da Comarca de São Miguel dos Campos, contra investigados de participação nos homicídios de Micaela e Victoria, ambas de 25 anos.

Além das prisões, foram apreendidos celulares, documentos e outros materiais relevantes que agora serão analisados para dar continuidade às investigações.

O caso

As amigas Vitória e Micaela, ambas de 25 anos, desapareceram no dia 16 de abril. Dois dias depois, o corpo de Vitória foi encontrado na Barra de São Miguel. Já o corpo de Micaela foi encontrado no dia 24 de abril, em uma área de canavial em São Miguel dos Campos.

O corpo de Vitória foi encontrado com uma marca de tiro nas costas, em um canavial às margens da rodovia AL-101 Sul, nas proximidades do Centro de Treinamento do CRB, em Roteiro. A causa da morte de Micaela não foi divulgada.

Segundo o boletim de ocorrência registrado pela irmã de Micaela, as duas amigas teriam saído da casa de Vinícius, namorado de Micaela, na Barra de São Miguel, por volta das 22h30 do dia 16, com destino à residência de Micaela, em Marechal Deodoro, mas não chegaram ao local.

O namorado de Micaela, Vinícius Gomes Santos, de 22 anos, foi preso temporariamente no dia 22 de abril, suspeito de ter envolvimento no desaparecimento das jovens.

A operação

A ação foi coordenada pela delegada Juliane Santos, do 10º Seguimento da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e contou com o apoio das equipes do 17° Distrito de Policial de Marechal Deodoro, 18° Distrito Policial da Barra de São Miguel, 1º e 3º Seguimentos da DHPP. Também participaram da operação as equipes especializadas da CORE/DRACCO e da Polícia Militar de Alagoas, por meio da 4ª CPMI e equipes do Batalhão Rodoviário (BPRv).

A presente operação foi batizada como “Vento Sul” em alusão à região de atuação (o litoral sul do Estado) e ao simbolismo do vento como força transformadora. O nome remete à atuação estatal que se impõe de forma estratégica e coordenada, com o objetivo de romper com o ciclo de violência no município-alvo da operação.

O “Vento Sul”, neste contexto, representa o movimento das forças de segurança em direção ao restabelecimento da ordem pública, à responsabilização criminal dos autores dos delitos de homicídio e à pacificação social, especialmente em áreas afetadas pela atuação de grupos criminosos.

*Com Ascom PC