O La Libertad Avanza (LLA), partido do presidente da Argentina, Javier Milei, venceu neste domingo (18) as eleições legislativas em Buenos Aires.
Com mais de 99% das urnas apuradas, candidatos com apoio do presidente, e liderados pelo porta-voz Manuel Adorni, ficaram em primeiro lugar para a legislatura local, 30,17%.
“Hoje se pinta de violeta o bastião amarelo. A partir de agora vamos pintar de violeta todo o país”, disse Milei ao celebrar a vitória, em referência às cores que identificam seu partido (LLA)na cor violeta e o PRO (Em Amarelo).
Leandro Santoro, aliado da ex-presidente Cristina Kirchner, que liderou as pesquisas, terminou em segundo lugar com 27,49%. Em terceiro lugar, com 15,71%, permaneu Silvia Lospennato, do partido PRO. Ex-aliada de Milei, que agora disputa contra ele o campo de centro-direita.
Em sua rede social X (antigo twitter) o partido endossado pelo presidente Milei (LLA) celebrou a vitória e destacou que “A vitória na guerra não depende do número de soldados, mas das forças que vêm do céu”.
A eleição renovou metade das 60 cadeiras da legislatura da capital argentina, essa foi nomeada como o primeiro teste eleitoral para o presidente argentino, que assumiu a presidência do país no final de 2023.