A Secretaria de Saúde de Maceió, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, deram início no último sábado (17) a um mutirão de cirurgias pediátricas. A iniciativa tem como objetivo acelerar os atendimentos cirúrgicos, reduzindo a fila de espera. Ao todo, o mutirão contempla 23 tipos de procedimentos.
De acordo com o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, até o final do mutirão serão operadas 400 crianças da capital. "Nesse primeiro momento contratamos 400 cirurgias, cerca de 30 crianças serão operadas a cada semana. É muito importante darmos esse passo e fazer com que Maceió não tenha mais crianças esperando. Nos últimos 6 meses, já operamos 700 crianças e vamos fechar esse ano com essa fila zerada”, destaca.
“Essa demanda chegou a nós por meio da Defensoria Pública Estadual e prontamente demos andamento a isso, buscamos nossos parceiros e já iniciamos as cirurgias, pois nosso objetivo é cuidar cada vez melhor dos nossos usuários e melhorar os serviços prestados”, completa Claydson Moura, secretário de Saúde de Maceió.
Para alcançar esse número de 400 cirurgias e diminuir o tempo de espera, Maceió adotou algumas estratégias. Uma delas foi que o município passou a administrar a marcação desses procedimentos enquanto Regulação Municipal, o que anteriormente era feito apenas pelos prestadores de serviço. Além disso, houve a contratação da CIPEAL - Cirurgia Pediátrica de Alagoas/LTDA que deu celeridade a realização dessas cirurgias, juntamente com a Santa Casa de Misericórdia de Maceió.
O mutirão ocorre sempre aos sábados, no Hospital Nossa Senhora da Guia (Santa Casa), no bairro do Poço. Os sábados são alternados entre consultas de triagem, cirurgias e avaliações pós operatórias dos pacientes. O mutirão contempla cirurgias de média complexidade com 23 tipos de procedimentos, dentre eles postectomia (circuncisão) e herniorrafia (para corrigir hérnias em geral) são as mais frequentes.
Com Ascom SMS