Nesta segunda-feira (19), a alagoana Marta foi eleita melhor jogadora da história pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Aos 39 anos, a atacante voltou a ser convocada para a Seleção Brasileira no início de maio.

Para ocupar a primeira colocação, a atacante superou nomes como a norte-americana Mia Hamm e a canadense Christine Sinclair. Ela é a única brasileira no Top-10.

No futebol masculino, Pelé ficou na segunda colocação, atrás de Lionel Messi, seguido de Diego Maradona (Argentina), Cristiano Ronaldo (Portugal), Johan Cruyff (Holanda) e Ronaldo Fenômeno, na sétima colocação. Ronaldinho Gaúcho ficou em décimo.

Marta é o maior nome do futebol feminino no Brasil. Ao longo da carreira, foi eleita seis vezes melhor jogadora do mundo (2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2018). 

A brasileira foi destaque do vice-campeonato da Copa do Mundo de 2007, tendo sido eleita a melhor jogadora do torneio. Na Seleção, é bicampeã dos Jogos Pan-Americanos, tricampeã da Copa América Feminina e do Torneio Internacional Cidade de São Paulo.

Na atual temporada, Marta defende as cores do Orlando Pride, dos EUA, e soma três gols e uma assistência em dez partidas. Ela está na lista de Arthur Elias para os amistosos do Brasil contra o Japão, na sexta-feira, 30 de maio, e segunda-feira, 2 de junho, em São Paulo e Bragança Paulista.