Os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Marizette Correia, localizada no Antares, receberam na última segunda-feira (12), o Caderno de Fluência do programa Alfabetiza Maceió.
A distribuição de 36 mil cadernos iniciou em março e prossegue até este mês de maio, quando 86 unidades de ensino da rede pública municipal vão receber os exemplares da Secretaria de Educação de Maceió (Semed).
A entrega do material complementar marca uma nova fase no trabalho de leitura desenvolvido com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. “A mudança foi significativa. O professor já tinha o material e reconhecia o valor dele, mas quando os alunos passaram a ter também, tudo melhorou. Podemos trabalhar a fluência individualmente e de forma mais estruturada”, explicou a coordenadora pedagógica Jaciana de Lima Costa, que também é articuladora de ensino da escola.
A diretora escolar Januza Gomes destaca que toda a equipe pedagógica, professores e coordenadores receberam orientações sobre como aplicar o caderno em sala de aula, com base nas diretrizes pedagógicas da Semed. “Eles ficaram muito satisfeitos com a qualidade do conteúdo”, afirmou.
Edna Silva é professora do 5º ano do Ensino Fundamental. Ela afirma que o material tem impacto direto na aprendizagem dos alunos. “Conseguimos criar o hábito da leitura, fazer revezamentos, incentivar a atenção e a escuta. Um aluno começa a ler, o outro continua. Se alguém erra, os colegas já corrigem”, explicou.
Maria Socorro Montenegro é professora do 2º ano do Ensino Fundamental. Ela ressaltou o papel do caderno como incentivo ao gosto pela leitura. “Com a leitura diária, vemos a evolução. Muitos chegaram sem saber ler e hoje já identificam palavras e frases com mais facilidade. Nosso objetivo é que, até o fim do ano, todos estejam lendo com fluência e prazer”, disse.
As crianças também demonstram entusiasmo ao receber os cadernos. Jeovanio Almeida, aluno do 2º ano, recitou animado um trecho do livro e contou que o material o ajudou a ler melhor. “Ele me ajudou a ser melhor”, disse.
Maria Clara dos Santos, do 5º ano, completou, entre risos. “A aula fica mais divertida, porque todo mundo fica lendo e eu fico achando engraçado”, comentou.
Segundo a equipe pedagógica, o material contribui com o desenvolvimento da fluência, trabalhando aspectos como prosódia, ritmo e entonação. “Estamos trabalhando com o caderno todos os dias. Esperamos ver os resultados refletidos em cada leitura, em cada conquista dos nossos alunos”, enfatizou a coordenadora pedagógica, ao destacar que os alunos que ainda estão no processo de alfabetização inicial, a escola conta com outros recursos de apoio para o aprendizado da base alfabética.
Sobre o programa
O Caderno de Fluência integra as ações do programa Alfabetiza Maceió, desenvolvido pela Semed com o objetivo de fortalecer a alfabetização na idade correta, ao promover a leitura significativa e contínua entre os estudantes da rede pública municipal de ensino.
O programa capacita professores do 1º ao 5º ano, por meio de formação continuada, para que os alunos com até sete anos de idade estejam totalmente alfabetizados, com habilidades na leitura e escrita.
O Alfabetiza Maceió é fruto da parceria da Semed com a Associação Bem Comum. As instituições executam o programa Educar para Valer com o apoio da Lyceum Consultoria. A iniciativa é um trabalho de cooperação técnica junto aos municípios com o intuito de apoiar práticas de administração escolar.