Quase 300 profissionais participaram nesta terça-feira (13) do Seminário Estadual de Assistência Farmacêutica, Licitações e Contratos que se estende até esta quarta-feira (14) na Uninassau do Farol.
O evento é uma parceria entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e reúne gestores da Saúde; contadores, controladores e profissionais da Atenção Primária, principalmente os que trabalham com o acesso aos medicamentos.
Durante à tarde a técnica da Sesau, Erivanda Meireles, expôs sobre Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), mostrando que a recomendação é de que essa comissão seja constituida e legitimada por meio de portaria ou medida equivalente.
Segundo ela a CFT deve ser aliada dos farmacêuticos que, de acordo com ela, não podem dar conta de uma área interdisciplinar sozinhos.
O técnico Raphael Cavalcante falou da atualização de fluxos do Componente Estratégico da AF, reforçando que a necessidade da criação desses fluxos é para padronizar os procedimentos, otimizar o controle das liberações de estoque; e evitar a duplicidade dos processos de trabalho.
A técnica da Sesau Anna Gabriela Souto apresentou o panorama atual do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) pontuando que trata de uma estratégia de acesso a medicamentos para doenças crônico-degenerativas, doenças raras, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, de forma ambulatorial, cujas linhas de cuidado são definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT)publicados pelo Ministério da Saúde.