Na manhã desta sexta-feira (9), o Sebrae Alagoas promoveu a retomada do projeto Café Sebrae com um encontro especial para a imprensa local. O evento, realizado na Le Grain Cafeteria, marcou o lançamento da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), uma das mais importantes premiações do país voltadas à valorização de matérias sobre empreendedorismo e pequenos negócios.
Durante o encontro, a analista Anne Caroline Bomfim, gestora do PSJ no estado, apresentou detalhes sobre o prêmio, como os critérios de participação, prazos de inscrição — que seguem até 9 de junho — e respondeu às dúvidas dos jornalistas presentes. A nova edição conta com categorias em Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo, além da categoria especial Jornalismo Universitário, voltada para estudantes de cursos de comunicação.
O superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva, destacou a importância da imprensa no fortalecimento da cultura empreendedora e no desenvolvimento de Alagoas. Segundo ele, o papel do Sebrae vai além de apoiar empresas. “Nossa missão é transformar vidas. E isso se faz também com a ajuda de vocês, jornalistas, que contam essas histórias e levam inspiração para todos os 102 municípios do estado”, afirmou.
Ele também reforçou que muitos profissionais da imprensa também são pequenos empreendedores e que o Sebrae está pronto para apoiá-los com consultorias e soluções. Além do superintendente, o diretor-técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima e a diretora de Administração e Finanças da instituição, Juliana Almeida, prestigiaram o encontro com os profissionais da imprensa alagoana.
A jornalista Ana Carla Vieira, vencedora da 11ª edição ao lado de João Arthur Sampaio na categoria Jornalismo em Áudio, relembrou a emoção da conquista. “A gente achava que aquelas histórias mereciam o prêmio. E quando veio o primeiro lugar, foi muito emocionante. Depois, com as outras etapas, tudo ficou ainda mais surpreendente”, contou.
João Arthur também ressaltou a experiência positiva: “O Sebrae oferece todo suporte e estrutura. O prêmio foi um marco, inclusive para o TNH1, que passou a investir mais no formato em áudio”, disse. O trabalho dos dois foi finalista na etapa nacional do prêmio, que acontece em Brasília, reunindo os melhores trabalhos das cinco regiões do país.
Reconhecimento
A gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae Alagoas, Fabrícia Carneiro, reforçou que o prêmio é uma forma de reconhecer o jornalismo como agente de transformação. “Sabemos o quanto o nosso povo é cheio de raça e de histórias inspiradoras. E é através do trabalho de vocês que conseguimos levá-las adiante, mostrando que é possível superar desafios por meio do empreendedorismo”, afirmou.
Representando a categoria, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Alexandre Lino, elogiou a iniciativa. “Num momento de tantos desafios na profissão, é gratificante ver o Sebrae valorizando o jornalismo. Somos o quarto poder. Somos nós que entregamos informação de qualidade, com credibilidade. E muitos jornalistas também são pequenos empreendedores, o que fortalece ainda mais essa parceria com o Sebrae”, disse.
As inscrições para o PSJ 2025 já estão abertas no site premiosebraejornalismo.com.br, onde também é possível consultar o regulamento completo. ALembrando que são três etapas: a estadual, que premia os primeiros lugares de cada categoria; a regional, que escolhe as melhores de cada região do país, também em cada uma das modalidade e a premiação nacional, que elege os melhores trabalhos do país. A última etapa está prevista para acontecer entre novembro e dezembro, em Brasília.
Criado para valorizar o trabalho da imprensa na divulgação de temas ligados ao universo empreendedor, o PSJ chega à sua 12ª edição com uma nova homenagem: o título “Jornalista Parceiro do Empreendedor – Pequenos Negócios e COP-30”, que será concedido na etapa nacional a quem mais se destacar na cobertura de pautas relacionadas ao empreendedorismo e à agenda ambiental.
Acesse a cobertura fotográfica do Café Sebrae com Jornalistas clicando aqui.