A apoiadora regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Kathleen Moura, participa de Oficina Regional de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), promovido pelo Ministério da Saúde em Brasília-DF.
A oficina tem o objetivo de sensibilizar e capacitar os atores envolvidos para vigilância das referidas doenças e agravos. Vale destacar os eixos: vigilância, promoção e prevenção das Dant e atenção integral à saúde. Participam do evento representantes de toda a região nordeste, coordenações estaduais, coordenadores das capitais e Cosems.
Na ocasião, a coordenadora Geral de Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Geórgia Albuquerque, apresentou a vigilância de DCNT e seus fatores de risco e proteção. Na apresentação dos dados, quando comparados os anos 2012 a 2023 dos estados do Nordeste, Alagoas está em primeiro lugar na mortalidade prematura por DCNT e a acima da média do Nordeste para mortalidade por lesão de trânsito.
As DCNT são responsáveis por 65% da mortalidade brasileira, sendo as principais doenças as cardiovasculares, cânceres, diabetes e respiratórias. Entre os principais fatores de risco para as DCNT estão o tabagismo, consumo de álcool, alimentação não saudável e atividade física insuficiente.
O evento ocorre até esta quinta-feira (8) com ampla programação, tendo em vista a construção/atualização dos planos estaduais, baseada na análise de situação de saúde para definição de metas e indicadores para planos de DANT locais.
Participam junto com o Cosems/AL as representantes alagoanas, Rita Murta e Amanda França; técnicos da Sevisa/Sesau, Rosicleide Barbosa, e Roseli Costa, DVS Secretaria de Saúde de Maceió e o superintendente do Ministério da Saúde em Alagoas, Carlos Casado.