A 3ª edição do Prêmio Educador Transformador, promovido pelo Sebrae, está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto. A principal novidade deste ano é a inclusão de uma jornada de desenvolvimento para os educadores inscritos, baseada na metodologia de Design Thinking, dentro da plataforma Strateegia. O regulamento, inscrições e mais informações sobre o Prêmio Educador Transformador 2025 estão disponíveis no site: https://www.educadortransformador.com.br.
As analistas do Sebrae Alagoas, Maysa Damasceno e Renata França, marcaram presença no evento de lançamento do prêmio, realizado na segunda-feira (29) durante a BETT Brasil 2025, maior evento de educação e inovação da América Latina, realizado em São Paulo. Esta nova edição do prêmio traz mudanças importantes, com foco no desenvolvimento contínuo de educadores e na construção de soluções educacionais voltadas para um futuro mais regenerativo.
“Para esse ano o Prêmio Educador Transformador está super especial. Incentivando uma jornada realmente de aprendizagem, de desenvolvimento da inovação dentro da educação. Nós do Sebrae Alagoas queremos aliar essa abordagen da terceira edição, para chegar junto dos educadores, incentivando várias ideias dentro da plataforma para que a nossa educação no estado seja transformada a partir do empreendedorismo, da inovação e da inteligência artificial também”, afirmou Maysa Damasceno.
Expectativa
A expectativa é que Alagoas mantenha o bom desempenho da edição anterior. Em 2024, o estado emplacou dois projetos entre os vencedores da etapa regional: o projeto TouchBraille, do professor Leandro Freitas (Limoeiro de Anadia), ficou em segundo lugar na categoria Ensino Fundamental – Anos Finais; e o projeto Festival Estudantil de Registros e Vivências em Artes (F.E.R.V.A.), idealizado pelo educador Bruno Vasconcelos (Passo de Camaragibe), conquistou o terceiro lugar na categoria Ensino Médio.
A premiação conta com um jornada que apoia os educadores não apenas para inscrever seus projetos, mas também aprimorá-los ao longo do processo, com foco em impacto social, inovação e sustentabilidade. Outra novidade é a ampliação das categorias, com a possibilidade de inscrições individuais ou em grupo (com até três participantes) e a inclusão de categorias voltadas para gestores escolares e gestores de rede.
Evento
Durante o lançamento, o cientista Silvio Meira foi um dos destaques da programação, abordando o impacto da Inteligência Artificial na educação e os desafios contemporâneos da sociedade. Sua fala dialogou diretamente com o tema da BETT Brasil 2025 — “Educação para enfrentar crises e construir futuros regenerativos”.
Cientista-chefe da TDS Company e referência em inovação tecnológica no Brasil, Silvio Meira reforçou a importância de uma visão crítica sobre a adoção da IA. Ele propôs o conceito de “Inteligência Generalizada” para explicar o potencial expansivo da tecnologia. “Ainda estamos explorando as possibilidades práticas da IA. Para avançar, é necessário experimentar, testar e adaptar cenários reais”, destacou.
Além de Silvio Meira, a Bett Brasil 2025 apresentou uma programação robusta que incluiu mais de 450 palestrantes nacionais e internacionais, distribuídos em 12 auditórios simultâneos. As atividades contemplaram congressos, fóruns e arenas temáticas, com formatos inovadores de interação, como Aquário, Roda de Conversa e Sala de Aula Invertida. Entre os destaques, temas como crise climática, inteligência artificial, saúde mental, equidade na educação e desenvolvimento humano.