O Poder Legislativo de Traipu aprovou, em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (30), o Plano de Cargos e Carreiras (PCC) para a educação municipal. Representantes da classe compareceram à Câmara Municipal para assistir à votação.
O PCC da Educação era uma reivindicação antiga dos professores da rede municipal de ensino de Traipu. A Gestão Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vinha realizando reuniões com representantes da categoria, inclusive com a participação do Sinteal (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas) - Núcleo Regional/Arapiraca. O projeto foi preparado e após discussão e acordo entre as partes, que entraram em consenso.
Depois de pronto, o Projeto de Lei, garante um aumento de 14.5% para todos os servidores da Educação e foi enviado à Câmara Municipal pelo prefeito Lucas Santos, que acompanhou a votação junto aos professores e servidores da Educação municipal.

Durante a sessão ordinária, conduzida pelo presidente da Casa, o vereador Aloísio Vieira Júnior, conhecido como Júnior da Capivara, teve 10 votos a favor e apenas 1 contra.
“Essa aprovação é uma vitória da Educação municipal, tão castigada e desvalorizada nas gestões passadas. Discutimos bastante, tivemos diversas reuniões com representantes e o Sinteal, até que conseguimos chegar em um consenso e elaboramos o projeto, que hoje foi aprovado. É a coroação do comprometimento e respeito com que trabalhamos, valorizando sempre os profissionais que ajudam a fazer a educação traipuense melhor a cada dia”, disse o prefeito Lucas Santos.

Além do prefeito, o secretário municipal de Educação, Reginaldo Farias, o presidente do Sinteal - Núcleo Regional Arapiraca, Carlos Jorge, o presidente do Conselho Municipal de Gestão, Marcos Santos, e demais secretários municipais também acompanharam a votação, junto aos servidores da Educação municipal, que lotaram o plenário da Câmara de Vereadores.
“A aprovação do novo PPC para os servidores efetivos da educação do município é um momento histórico e comemorado por todos os profissionais da educação, pois traz mais valorização para a categoria. Os profissionais terão um ajuste de 14,5% em seus vencimentos. A gestão Lucas Santos vem, ao logo dos anos, investindo na valorização com reajuste de salário anual e formação continuada para professores, com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos nossos alunos”, destacou o secretário de Educação, Reginaldo Farias.
O prefeito Lucas Santos informou que todos os servidores da Educação de Traipu vão receber a diferença salarial já na próxima semana, em uma folha suplementar do mês de abril, visto que a folha do mês já foi paga, de forma antecipada, no dia 28.