“Este é o maior bloco partidário do Congresso Nacional. A federação União Progressista (UP) foi um passo histórico que une forças e amplia nossa responsabilidade com o Brasil.

Seguiremos trabalhando por projetos importantes e defendendo pautas que façam a diferença na vida dos brasileiros”. A afirmação, feita pelo deputado federal Arthur Lira (PP) na terça-feira (29) durante o ato de oficialização da UP em Brasília, assinala o apoio do parlamentar alagoano à união das siglas partidárias.

 

“A federação União Progressista nasce grande, com o sentimento e o dever de trabalhar intensamente por um Brasil mais desenvolvido e mais justo. Nossa Federação contará com todo meu apoio e com toda minha força de trabalho, rumo a ofertar os melhores quadros em prol de uma gestão pública eficiente, comprometida e transparente. Estamos todos do União Brasil e todos do Progressistas unidos por este ideal”, complementou Lira.

 

A mais nova federação partidária do Brasil será válida por quatro anos, representando cerca de 20% do total dos parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal: são 109 deputados e 14 senadores. O UP reúne, ainda, 6 governadores, cerca de 1.400 prefeitos e 12 mil vereadores. O mecanismo da federação partidária é autorizado no Brasil desde 2022 e permite a união de dois ou mais partidos devidamente registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Além da presença de Arthur Lira, o ato de formalização contou com a presença de outras grandes lideranças políticas nacionais e estaduais. Participaram da cerimônia os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, os governadores do Amazonas, Wilson Lima, de Goiás, Ronaldo Caiado, do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a vice-governadora do DF, Celina Leão, de Roraima, Antonio Denarium, do Acre, Gladson Cameli, de Rondônia, Marcos Rocha, do Pará, Helder Barbalho, do Rio de Janeiro, Claudio Castro, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro.