A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou requerimento do deputado federal Daniel Barbosa para a realização de uma audiência pública que irá discutir as condições estruturais, administrativas e econômicas das escolas que oferecem ensino em tempo integral. A proposta também pretende debater os desafios enfrentados para ampliação desse modelo, considerado essencial para o desenvolvimento educacional do país.

O ensino em tempo integral tem demonstrado impactos positivos no desempenho escolar e na formação cidadã dos estudantes. Dados do MEC mostram crescimento significativo de matrículas nessa modalidade, especialmente no ensino médio, com quase 22% dos alunos já inseridos em escolas de jornada ampliada. Além de melhorar os índices educacionais, o modelo garante segurança alimentar, ao oferecer refeições completas durante o dia, e proporciona tranquilidade para pais e mães que podem trabalhar com a certeza de que seus filhos estão bem assistidos.

Arapiraca, sob a liderança do prefeito Luciano Barbosa, é referência nacional na implementação do ensino em tempo integral, com escolas estruturadas e gestão pedagógica eficiente. A secretária municipal de Educação, Valéria Peixoto, foi indicada como uma das participantes da audiência, justamente por representar uma experiência exitosa no tema. O debate proposto pelo deputado Daniel Barbosa pretende fortalecer políticas públicas e garantir que a expansão da jornada escolar aconteça com qualidade e equidade em todo o Brasil.