Um protesto silencioso pela volta do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) marcou a abertura da V Semana da Matemática, nessa segunda-feira (1), no auditório do Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Durante a abertura do evento, que celebra os 15 anos do Curso de Licenciatura em Matemática do Ifal Maceió, estudantes exibiram cartazes de #VoltaSisu.

O Ifal decidiu não participar do Sisu deste ano, que ocorreu em janeiro. À época, o professor Alexandre Fleming, que leciona no Instituto há 15 anos, denunciou que a medida foi tomada sem consulta prévia aos órgãos colegiados ou às coordenações dos cursos, e sem comunicação direta com os alunos que aguardavam para ingressar na instituição. 

A manifestação de hoje ocorreu diante do diretor-geral, do Degrad e da Proen que, na ocasião, também representava o reitor, e teve como alvo a recente substituição do Sisu por outros métodos de ingresso, incluindo a proposta de sorteio de vagas, que chegou a ser denunciada ao Ministério Público Federal, antes de ser abortada pela gestão.